artigos
Convibra Conference - Aluno Online: Um estudo sobre a percepção dos usuários da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ sobre a usabilidade do sistema acadêmico de informações da instituição.
Aluno Online: Um estudo sobre a percepção dos usuários da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ sobre a usabilidade do sistema acadêmico de informações da instituição.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 16


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Beatriz Oliveira Manchester , Fábio Braun , Denílson Queiroz Gomes Ferreira

ABSTRACT
Para facilitar a gestão de processos, a maioria das organizações, inclusive Instituições de Ensino Superior, adotam instrumentos tecnológicos como os Sistemas de Informação. O ideal é avaliar periodicamente a usabilidade desses Sistemas para detecção de problemas e necessidades de melhorias, sendo a satisfação do usuário uma medida relevante para esta avaliação. Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a usabilidade dos Sistemas de Informação Acadêmicos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), através da percepção de usuários de uma unidade acadêmica específica, a Faculdade de Administração e Finanças (FAF). Para o estudo, foram aplicados questionários para 133 alunos que utilizam, o sistema “Aluno Online”. Através dos dados obtidos, constatou-se que a percepção dos usuários é de que os sistemas cumprem aquilo que se propõem, embora pudessem ser implementadas novas funcionalidades, como modernização do layout e desenvolvimento de versões em aplicativos. Além disso, observou-se que há uma necessidade de maior integração entre os sistemas da instituição para otimizar os processos administrativos da universidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.