DETERMINANTES E CONSEQUENTES DO ENGAJAMENTO DO CONSUMIDOR EM COMUNIDADES VIRTUAIS DE MARCA: proposição de modelo teórico e aplicação do método netnográfico

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Acessos neste artigo: 352


Certificado de publicação:
Certificado de Andréia Cássia De Moura

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Andréia Cássia De Moura , Plínio Rafael Reis Monteiro , Márcio Augusto Gonçalves

ABSTRACT
O estudo do engajamento online do consumidor envolvendo outros atores do mercado além da marca -  como outros consumidores, precisa receber mais atenção na literatura de Marketing, haja vista a expansão das comunidades virtuais de marca ao longo do tempo. Assim, visando tecer contribuição teórica, o objetivo do presente artigo foi propor um modelo teórico do engajamento do consumidor em comunidades de marca online com base na revisão de literatura. A pesquisa teve caráter exploratório procedendo-se à investigação para evidenciar um modelo teórico aplicando-se o método qualitativo de Netnografia em 11 comunidades de marca online presentes no Instagram e Facebook. Resultados: O processo netnográfico evidenciou construtos e indicadores do modelo teórico proposto. Houve evidências que permitiram notabilizar o modelo teórico que abrange o construto engajamento online do consumidor e seus construtos antecedentes - Autocongruência, Autoexpressividade e Identidade social, e consequenciais que foram a Lealdade, Valor da Marca e Boca-a-boca.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Zaila Maria De Oliveira 25-10-2021 18:06:58

Fiquei com uma dúvida: as proposições forma confirmadas?

Foto do Usuário Jaqueline Silva Da Rosa 05-11-2021 07:23:33

Parabéns aos autores. Contudo, acredito que enfatizar o método como um diferencial do paper não seja adequado. O método é o meio; a importância é a revisão da literatura, as variáveis que compunham o suposto modelo. O rigor e a sistematização teórica suplanta o método. Quais as bases de dados que foram utilizadas para a revisão de literatura? O mais adequado seria testar o modelo proposto; mas, os autores não indicaram isso nas Considerações. A fim de sabermos se um modelo teórico proposto é passível de operacionalização, é fundamental testá-lo; até isso acontecer, não sabemos se pe passível de operacionalização. E isso não é mencionado no paper.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.