IMPORTÂNCIA DA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR: Estudo de caso na feira da agricultura familiar em Buritis/MG.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Administração Ambiental;

Acessos neste artigo: 398


Certificado de publicação:
Certificado de Lidiane Campos Dos Santos
Certificado de Thaís Alves Da Cunha Sandri

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lidiane Campos Dos Santos , Thaís Alves Da Cunha Sandri , Cláudia Aparecida Machado

ABSTRACT
O agronegócio está cada vez mais presente no cotidiano, através dos alimentos comercializados no mercado ou alimentos saudáveis encontrados nas feiras de agricultores. Por meio da agricultura familiar, muitas famílias têm seu alimento diário e muitas pessoas que optam por uma alimentação saudável procuram por esses alimentos para suprirem suas necessidades. Assim, objetivo da presente pesquisa é identificar a contribuição da Feira Livre para a comercialização dos produtos da agricultura familiar em Buritis/MG. Tendo relevância para a sociedade por apresentar as dificuldades e benefícios alcançados com a comercialização dos produtos e insumos dos agricultores familiares através das feiras livres. Foi utilizada uma pesquisa descritiva e exploratória de características qualitativas e quantitativas, utilizando um levantamento de dados, por meio de um questionário semi-estruturado aplicado aos agricultores familiares que comercializam na feira livre, sendo 14 agricultores familiares da feira da agricultura familiar de Buritis/MG. Percebe-se que a feira livre é extremamente importante para os agricultores familiares, pois além de comercializar os produtos, auxilia na concretização da cultura local, cultiva amizades e fortalece o comércio de hortifrútis livres de agrotóxicos, que é tendência no mercado.

Palavras chave: Comercialização. Agricultura familiar. Feira livre.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Amanda Dos Santos Negreti Campos 21-10-2021 15:44:55

Boa tarde prezadas autoras, primeiramente parabéns pelo trabalho. A agricultura familiar é muito importante para o setor do agronegócio, em especial para o desenvolvimento de pequenos agricultores. Como sugestão, vocês poderiam compilar as informações dos quadros 2 e 3 em um gráfico e discutir sobre as respostas de cada caso. Ex.: No gráfico mostrar que 2 responderam positivamente, ao oferecer uma renda... Assim, vocês poderão identificar quem mais respondeu sim ou não... E na discussão vocês podem abordar demais trabalhos que corroboram ou não com essas informações. Espero que eu tenha contribuído de alguma forma. Abraços.

Foto do Usuário Myriam Angélica Dornelas 26-10-2021 18:38:27

Parabéns aos autores do trabalho! A agricultura familiar tem um papel fundamental ao desenvolvimento regional, mas o que se pode notar é que, às vezes, a Administração Pública, no caso a municipal, não investe adequadamente no incentivo às práticas de participação nas feiras e também não ofertam a assistência adequada ao produtor. Vocês acreditam que a Administração Pública, para o caso investigado, influencia ou influenciou diretamente nos resultados obtidos?

Foto do Usuário Isabela Gomes Cardoso 05-11-2021 22:55:35

Parabéns às autoras pelo excelente trabalho, muito bem escrito e de muita relevância! De fato, a agricultura familiar tem uma grande importância, e acrescento à isso, o fato de incentivar a alimentação saudável e de qualidade na população, visto que as feiras priorizam a comercialização de alimentos in natura e minimamente processados, e na maioria das vezes, sem agrotóxicos. Deixo algumas sugestões... Acham pertinente abordar sobre os impactos da pandemia nestas feiras e aos agricultores, já que os dados foram coletados em maio de 2020? Acham que de alguma forma interferiu nas respostas? Outro ponto é que poderiam acrescentar na metodologia qual foi a forma/técnica de recrutamento/contato de participantes que foi escolhida para a pesquisa. Ainda, no gráfico 7 poderiam completar a legenda de todos os dados numéricos. Espero ter ajudado, abraços e parabéns!

Foto do Usuário Miguel Da Silva Leão 01-12-2021 06:41:45

Parabéns pelo trabalho, a agricultura familiar é de muita importância para o agronegócio em particular para as pequenas propriedades rurais, que buscam com dificuldades, e sem muito apoio, o sustento de suas famílias. Sendo as feiras livres um dos poucos meios de comercialização dos produtos produzidos, aproximando o produtor do consumidor. No gráfico 3 (comercialização), os dois principais pontos das respostas (36%) poderiam ser evitados se o poder público, no caso municipal, prestasse consultorias com melhorias no armazenamento (diminuir as perdas) e aumentar o a variedades dos produtos produzidos e comercializados nas feiras (pouca variedades), como também fica muito claro no gráfico 6, assistência técnica, que 71% não tem assistência técnica, que provavelmente aprende com os seus erros, não com instruções.

Foto do Usuário Gilson Irineu De Oliveira Junior 01-12-2021 17:49:24

Trabalho interessante e de relevância para o seguimento abordado, em especial quando se tem o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (2014) valorizando aspectos de alimentos em sua cadeia produtiva na perspetiva da sustentabilidade, o que conversa com o tema feiras e agricultura familiar na promoção de uma alimentação saudável.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.