artigos
Convibra Conference - A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO CONTÁBIL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES VOLTADAS AO AGRONEGÓCIO: um estudo de caso em uma cooperativa agrícola do município de Unaí- Mg.
A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO CONTÁBIL PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ORGANIZAÇÕES VOLTADAS AO AGRONEGÓCIO: um estudo de caso em uma cooperativa agrícola do município de Unaí- Mg.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 154


Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Moreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel Moreira , Jéssica Biara Dias Costa , Laila Soares Santos , Cláudia Aparecida Machado

ABSTRACT
A gestão contábil atua concebendo e monitorando a produção rural, através de um controle eficiente e estável dos recursos, identificando e auxiliando para uma melhor gestão das informações, as tomadas de decisões, garantindo a maximização dos lucros e a existência da empresa. O referido trabalho se propõe a responder a seguinte problemática: Como a gestão contábil pode influenciar no desenvolvimento das organizações voltadas para o agronegócio? Determinou-se como objetivo geral: analisar a importância da gestão contábil para o desenvolvimento das organizações voltadas ao agronegócio, definindo os objetivos específicos: identificar as características da gestão contábil dentro das organizações do agronegócio; analisar os benefícios de uma boa gestão contábil dentro do agronegócio; e analisar os instrumentos contábeis utilizados na gestão do agronegócio para influenciar no processo decisório. Este trabalho justifica-se devido à grande importância de que a sociedade conheça sobre o assunto abordado, pois assim entendera como se aplica a gestão, não só no âmbito empresarial, mas também no pessoal, além do mais a pesquisa ajudara a ampliar os conhecimentos de um número significativo de universitários dos cursos de administração e ciências contábeis, fazendo com que os mesmos possam conhecer de forma mais ampla e objetiva o assunto abordado. A metodologia do presente trabalho classifica como exploratória em seu objetivo, com uma abordagem qualitativa, utilizando-se um estudo de caso com aplicação de um roteiro de entrevista semiestruturado para possibilitar a análise e discussão dos resultados. Diante de diversos estudos nota-se que a gestão contábil através das diversas informações, planejamento e gerenciamento auxiliam nas tomadas de decisões internas e externas da organização.

Palavras-chave: Gestão. Contabilidade. Agronegócio.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Wilson Chagas Gouveia 19-10-2021 18:19:49

O artigo de vocês apresenta louvável contribuição ao agronegócio e em particular à agricultura, onde não se controla os preços de venda, mas sabemos que é possível sim controlar os custos, e com isso provocaram como: Questão - Por que não criar uma consultoria cujo objeto principal seja o planejamento e o controle dos custos no setor agrícola? Sugestão - Propor à ''CESB'' uma parceria que viabilize o lançamento dessa consultoria no projeto deles titulado ''Desafio Nacional da Máxima Produtividade'' da soja. As técnicas para dobrar produtividade da soja estão disponíveis, só precisam demonstrar ao mercado que elas são viáveis do ponto de vista econômico financeiro.

Foto do Usuário Eugenio David Nhavotso 05-11-2021 14:47:08

• parabens pelo artigo sobre a contabilidade no agronegocio. os autores nao estao identificados no documento em analise (Autor anónimo) • O autor de uma pesquisa deve ser identificado pelo nome; • Para fins de analise das informações ou teor das entrevistas autor(es) poderia(m) ter recorrido ao método de análise de conteúdo ou analise de discurso. • O trabalho não deixa claro quais os instrumentos contábeis utilizados no processo decisório na cooperativa. Sou da opiniao de que os autores deviam ter apresentado de forma clara, os instrumentos contábeis utilizados no processo decisório referidos pela literatura e fazer o cruzamento necessario com os usados na cooperativa de agronegocios. • Os autores tendem a perder o foco da pesquisa quando apresentam questoes sobre pandemia para discutir a importância da gestão contábil para o desenvolvimento das organizações voltadas ao agronegócio na Cooperativa Agrícola Do Município de UNAÍ- MG

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.