A INFLUÊNCIA DA CONTABILIDADE NAS EMPRESAS DURANTE A CRISE ECONÔMICA BRASILEIRA: Um estudo de caso em uma empresa do ramo de transporte de passageiros do município de Unaí-MG.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 488


Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel Moreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel Moreira , Luana Cristina Da Cruz Vieira , Mariele Silva Santos , Cláudia Aparecida Machado

ABSTRACT
O surgimento da pandemia causada pelo corona vírus no ano de 2020 estremeceu a economia global, e com o Brasil não ficou de fora. O país encontra-se frente a uma grave crise sanitária que além de tornar ainda mais complicada sua situação econômica, Com as medidas de isolamento social, a economia diminuiu drasticamente seu ritmo. O transporte de passageiros, é um dos segmentos mais afetados resultante da pandemia. O presente artigo tem como objetivo geral de identificar como a contabilidade está influenciando as empresas de transporte de passageiros na crise econômica brasileira.  O trabalho é divido em 02 (duas) partes. Na primeira parte desta pesquisa, apresentará o referencial teórico com conceito e história da economia brasileira e como o cenário da atual crise econômica afetou as empresas do seguimento de transportes de passageiros, logo em seguida, será abordada a importância da contabilidade gerencial e seus demonstrativos contábeis e como os mesmos auxiliam estas instituições na tomada de decisões. Na segunda parte, realizou-se uma pesquisa empírica, utilizando como instrumento uma entrevista não estruturada que foi aplicada ao gestor e ao responsável pela á contabilidade de uma empresa de transporte de passageiros na cidade de Unaí. Concluindo-se que a contabilidade e seus demonstrativos são de grande importância para todas as empresas, independentemente de seu porte e atividade. Vendo que as informações fornecidas por meio destes proporcionará aos gestores maior segurança na tomada de suas decisões e em efeito alcançarão resultados positivos para a entidade.

PALAVRAS CHAVE: Crise econômica. Transporte de passageiros. Demonstrativos Contábeis.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Erika Marcia De Souza 28-10-2021 10:13:52

Parabéns pelo trabalho. Esse tema é fundamental para mostrar a importância da contabilidade na gestão das organizações, pois infelizmente ainda vemos inúmeras empresas que tomam decisões sem o suporte da contabilidade. Pergunta: os dois contadores são empregados das empresas ou a contabilidade é feita fora da empresa, em escritório contábil? Julgo importante esta pergunta porque os benefícios da utilização da contabilidade como ferramenta de auxílio à gestão são mais visíveis quando a empresa conta com uma contabilidade interna. Sugestão: sugiro uma revisão da grafia, pois os erros de digitação podem comprometer a interpretação do conteúdo.

Excelente trabalho, um assunto extremamente atual e que requer uma atenção especial, tendo em vista que ainda estamos enfrentando uma pandemia. Uma pergunta: Houve análise dos demonstrativos financeiros ou somente a entrevista? Uma sugestão é vocês realizarem essa pesquisa para empresas de transporte com ações na B3

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.