artigos
Convibra Conference - RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA PESQUISA SOBRE O REFLEXO DAS AÇÕES SOCIAIS DE UMA IES E AS PERSPECTIVAS FUTURAS
RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: UMA PESQUISA SOBRE O REFLEXO DAS AÇÕES SOCIAIS DE UMA IES E AS PERSPECTIVAS FUTURAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Temas Correlatos: Terceiro Setor e Responsabilidade Social;

Acessos neste artigo: 166


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Laura Pertile , Francini Rensi Schmitz

ABSTRACT
A pesquisa na área de Responsabilidade Social (RS) desenvolvida no âmbito acadêmico de uma Instituição de Ensino Superior (IES) teve como principal objetivo analisar os reflexos de ações sociais desenvolvidas pela IES, verificar a percepção e participação dos seus alunos com relação a esse contexto, identificar falhas no processo e propor melhorias e identificar possíveis ações futuras. Com isso, pretende-se fortalecer o papel organizacional frente às suas responsabilidades sociais, ambientais e econômicas; bem como reforçar o desenvolvimento dos seus alunos em busca de uma formação responsável, ética, empreendedora e consciente. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em um estudo de caso com caráter exploratório e descritivo, a partir da estrutura utilizada por uma IES para desenvolvimento de ações de Responsabilidade Social dentro e fora do campus. O que pode-se concluir é que apesar de a maioria dos alunos entenderem o tema de Responsabilidade Social, poucos compreendem a importância deste tema e/ou participam das ações promovidas. Nesse sentido, a pesquisa faz-se importante para a análise de públicos envolvidos e propõe melhorias para ter um impacto maior e mais efetivo para seus.

Palavras-chave: Responsabilidade Social, Instituição de Ensino Superior (IES), ações sociais, formação responsável.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ricardo Pereira 23-10-2021 17:46:16

Preliminarmente, importante salientar a importância do trabalho e congratulo as autoras pela escolha de tema tão relevante para o contexto organizacional e social. Alguns pontos merecem destaque e precisam ser revisados, em especial, a ausência de robusta problematização e contextualização do estudo, na seção de introdução que culminam com um problema de pesquisa a ser deslindado. Para minha surpresa, a seção de introdução não traz nem pergunta de pesquisa, nem o objetivo a ser perquirido. Com relação à fundamentação teórica, importante considerar referências mais atuais ( dois pontos cruciais que devem ser considerados em pesquisas científicas, em especial na parte teórica desses estudos, quais sejam: cientificidade e recenticidade). Na seção de método, muito mais importante do que dizer o que é uma pesquisa qualitativa é dizer como ela foi feita no presente trabalho. Fica claro após leitura que trata-se de um estudo de caso do tipo qualitativo, entretatanto carece de informação a indicação da técnica de coleta e análise dos dados obtidos no estudo de campo. Sugiro usar como referência em estudos de casos o autor Robert Yin ( maior referência no tema). Ademais, os dados obtidos são apenas apresentados sem discussão. Um estudo esse tipo para atingir o objetivo a qual se propõe precisa ter os dados obtidos no campo confrontados com o referencial teórico exposto. E ainda, alterar o tempo verbal do resumo.

Foto do Usuário Adriana Queiroz Silva 26-11-2021 12:13:42

Tendo em vista a conclusão a que se chegou com a pesquisa, mostra-se o quanto faz-se necessário o entendimento dos discentes de qual a importância de ações de Responsabilidade Social e do porquê de participar de tais ações. O artigo cita apenas o percentual de alunos respondentes da pesquisa (10%), mas não fornece o valor numéricos de quantos discentes foram pesquisados.

Foto do Usuário Kelliane De Jesus Nascimento 30-11-2021 22:30:12

Parabéns pelo trabalho. A responsabilidade social é um tema pertinente, sobretudo na atualidade onde a atitude de cada um faz diferença para a criação de uma sociedade sustentavel.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.