Adoção de coping ao estresse utilizado por enfermeiros de unidade de emergência hospitalar: uma revisão integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Saúde Mental;

Acessos neste artigo: 441


Certificado de publicação:
Certificado de Íris Cavalcanti Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Íris Cavalcanti Da Silva , Joyce Laís Batista Santana , Thiago Da Silva Santana , Maria Lúcia Silva Servo

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo descrever as estratégias de coping ao estresse adotados por enfermeiros que atuam em emergência hospitalar. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura por meio de evidências publicadas entre os anos de 2015 e 2020, indexadas nas bases de dados Web of Science, Scientific Electronic Library online (SciELO), Literatura Latino-americana e do Caribe em  Ciências da Saúde (LILACS) e Google acadêmico. A partir dos critérios de seleção, foram obtidos 4 artigos para análise dos resultados. Os resultados apontaram que o número de profissionais  enfermeiros afetados pelo estresse ocupacional do setor de emergência hospitalar é elevado, e para o enfrentamento do estresse estes profissionais utilizaram estratégias de enfrentamento (coping), centrada no problema e centrada na emoção. Conclui-se que as estratégias de enfrentamento devem estar aliadas a programas educacionais, e acompanhamento com profissionais que atuam nestes serviços para melhorar a qualidade de vida destes trabalhadores e diminuir o risco de adoecimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Sergio Andres Garcia Arenas 28-10-2021 19:17:12

Muy buen apunte, excelente intervención ya que es muy importante tener en cuenta el afrontamiento al estrés en el personal asistencial.

Foto do Usuário Beatriz Carvalho Dos Santos 31-10-2021 00:03:59

Ótimo trabalho!! Muito válido expor os fatores estressores e as formas possíveis de lidar, assim melhora a qualidade na assistência e o bem-estar do profissional.

Foto do Usuário Simone Santos Souza 05-11-2021 13:28:14

Trabalho de extrema relevância, escrito de forma concisa e coerente. O método escolhido responde muito bem ao objetivo do trabalho. Parabéns.

Foto do Usuário Adriana Braitt Lima 10-11-2021 12:59:30

Excelente estudo, metodologia organizada e coerente para os resultados alcançados. Parabéns!!!

Foto do Usuário Maria Inês Lopa Ruivo 11-11-2021 14:19:48

Excelente artigo, expõe circunstâncias reais sobre a problemática do tema!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.