artigos
Convibra Conference - Mulheres Apoiando Mulheres na Amamentação: Relato de Experiência
Mulheres Apoiando Mulheres na Amamentação: Relato de Experiência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Criança e do Adolescente

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 128


Certificado de publicação:
Certificado de Jorginete De Jesus Damião

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jorginete De Jesus Damião , Patricia Lima Pereira Peres , Silvia Cristina Farias , Rosane Valéria Viana Fonseca Rito , Abilene Do Nascimento Gouvêa , Elda Tavares

ABSTRACT
Frente à pandemia de COVID-19, observou-se um hiato no apoio à amamentação a partir de depoimentos de profissionais de saúde da rede SUS, uma vez que os serviços estavam voltados para a crise de saúde, assim como pela recomendação de isolamento social que também atingiu as lactantes. Esse artigo  visa relatar a experiência da iniciativa de apoio virtual à amamentação diante desse novo panorama da saúde, dando ênfase a implementação de uma de suas vertentes, o grupo “Mulheres apoiando Mulheres na Amamentação”. A ação é uma parceria de profissionais e alunas voluntárias de universidades e serviços públicos de saúde do Estado do Rio de Janeiro e membros da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável. Por meio das plataformas das redes sociais, Instagram e Facebook, são oferecidos plantões todos os dias da semana visando o esclarecimento de dúvidas e o apoio ao manejo da amamentação. Além disso, materiais digitais de linguagem direta e de fácil compreensão e circulação, como cards, vídeos curtos e podcast, vêm sendo produzidos para facilitar esse apoio. Os materiais produzidos estão sendo compartilhados nas Redes de Saúde e nas redes sociais, potencializando a circulação da orientação técnica adequada sobre o manejo da amamentação. Essa tem demonstrado ser potente estratégia de apoio à rede do Sistema Único de Saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Evelyne Florido Lobato Cavalcante 24-10-2021 18:34:10

É linda esta experiência de solidariedade e compartilhamento de conhecimento sobre amamentação em momento ainda mais desafiador do que já costuma ser para as mulheres. As redes sociais digitais vêm ganhando força e esta experiência exitosa pode contribuir para outros canais de diálogo e apoio às mulheres gestantes e nutrizes. Importante que esta estratégia tenha sido vinculada ao SUS e sem conflito de interesses. Super admiradora deste trabalho!

Foto do Usuário Rafaela De Paula Klug 27-10-2021 14:04:45

Trabalho de excelência. A questão da amamentação é uma temática de extrema importância, visto que uma quantidade considerável das puérperas apresentam dificuldades. E é indubitável os benefícios da amamentação para a saúde da criança, para economia já que o leite materno é gratuito,prevenção de doenças crônicas e não apenas isso, os benefícios se estendem também às mães como a prevenção do câncer de mama. Assim, é de grande relevância a abordem do tema, bem como é linda essa experiência de solidariedade relatada.

Foto do Usuário Erika Yurley Durán Niño 27-10-2021 18:03:48

Las alianzas como recurso importante en soporte lactancia, es un eje importante ya que se crea redes de apoyo para la identificación de las necesidades así como de su respectiva estrategia de solución, que puede ser compartida y se convierte en experiencias exitosas.

A amamentação é uma prática desafiadora para as mães, por isso, a rede de apoio é fundamental ao decorrer deste processo, ela protege a saúde das crianças e mulheres. A experiência desse estudo foi extremamente necessária e fundamental, visto que, durante a pandemia do novo Corona vírus algumas mulheres perderam o vínculo com os seus profissionais de saúde de referência. Parabéns pelo trabalho!

Parabéns pelo trabalho!!! Sabemos o quão é importante a amamentação para o binômio mãe-bebê e saber disso mas não difundir essa informação de maneira acessível e compreensiva para todos não adianta. E o relato de experiência nos mostra exatamente isso, como é importante apoiar e difundir a informação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.