artigos
Convibra Conference - A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO TRIBUTÁRIO E A SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA
A PERCEPÇÃO DOS DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO TRIBUTÁRIO E A SONEGAÇÃO TRIBUTÁRIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 94


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nayara Dias Da Silva , Ludimila Lopes Da Silva Marinho

ABSTRACT
O objetivo deste trabalho foi analisar a percepção dos discentes a respeito da disciplina de contabilidade tributária. A pesquisa justifica-se pela importância do aprendizado e atualização das práticas tributárias, assim como todo o processo tributário. A pesquisa se caracteriza como descritiva e utilizou do método de questionário com os acadêmicos e graduados do curso de Ciências Contábeis, tendo o total de 45 respostas. As análises do questionário indicaram que o conhecimento contábil tributário é fornecido de forma suficiente para o conhecimento da matéria, porém o conteúdo programático e as matérias que abordam a contabilidade tributária são avaliados pelos discentes como insuficientes para o ingresso no mercado de trabalho. Os métodos de ensino apontado pelos respondentes como mais utilizados pelos professores são a elaboração de exercícios e as aulas expositivas. Outra análise possível refere-se à motivação e desmotivação dos alunos perante a disciplina. A motivação para o estudo de contabilidade tributária tem como intuito, o domínio do conteúdo para que se tenha um bom desempenho na profissão contábil, já a desmotivação está relacionada com a complexidade e as constantes alterações da legislação tributária.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eva Maria Barbosa 20-10-2021 09:06:18

O artigo evidencia claramente a insuficiência aprendizado para o ingresso ao mercado de trabalho somente com base no ensino adquirido. Eles apresentam interesse na área tributária e a consideram importante para a formação acadêmica porem nem sempre a base aplicada é o suficiente para que venha instigar o aluno a seguir uma carreira profissional.

Foto do Usuário Eva Maria Barbosa 21-10-2021 18:54:46

Parabéns pelo trabalho!!

Foto do Usuário Jacson Hordy Tischer 21-10-2021 23:34:13

Parabéns pelo trabalho! Realmente o sistema tributário brasileiro é complexo, e somente o que é aprendido em sala de aula não é suficiente para uma atuação com excelência no mercado de trabalho.

Foto do Usuário Vanderlei Ferreira De Sena 28-10-2021 20:41:40

Parabéns pela escolha do tema!! Entender a legislação tributária no Brasil exige muita dedicação e paciência, visto a complexidade. O trabalho muito bem elaborado.

Foto do Usuário Vanderlei Ferreira De Sena 28-10-2021 20:43:50

Parabéns pelo tema!! O trabalho está bem escrito e fundamentado.

Foto do Usuário André Luiz Comunelo 17-11-2021 13:56:07

Parabéns pelo trabalho! O estudo está bem estruturado em questões metodológicas. Sugiro não utilizar gráficos na análise de dados, pois dificulta a interpretação dos leitores, creio que tabelas/quadros sejam mais indicados. O artigo mostra a realidade do nosso ensino contábil onde há dificuldade ainda de transmitir o conteúdo de contabilidade tributária para nossos acadêmicos.

Foto do Usuário Everson Correa Vasconcelos 29-11-2021 15:59:13

Parabéns pelo trabalho. A contabilidade tributária, talvez, por ser muito complexa e sofrer constante alteração, não consegue esclarecer todo conteúdo durante a graduação para que o aluno entre no mercado de trabalho. E sobre a motivação, também cabe ao docente o incentivo e mudanças no tipo de aula, como por exemplo o uso de metodologias ativas.

Foto do Usuário Altino Da Silva Dias 29-11-2021 19:34:33

Parabéns pelo trabalho e participação no congresso! Tema interessante e desafiador para ensino da contabilidade no século 21, onde precisamos levar o aluno do ambiente didático ao prático digital.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.