artigos
Convibra Conference - OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM PEQUENAS CIDADES DO SEMIÁRIDO NORDESTINO E OS IMPACTOS DA DESERTIFICAÇÃO.
OS DESAFIOS DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM PEQUENAS CIDADES DO SEMIÁRIDO NORDESTINO E OS IMPACTOS DA DESERTIFICAÇÃO.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 20


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jéssica Adryanne Alves De Albuquerque Melo , Adriana Tenório Cordeiro

ABSTRACT
A desertificação é um fenômeno que promove a perda da capacidade produtiva do solo, tornando-o infértil, sendo não apenas um desastre ambiental com um grande problema socioeconômico para as populações afetadas. Ao longo dos anos diversas ações de enfrentamento têm sido realizadas, principalmente após o PAN BRASIL (2004). Porém, o processo de desertificação continua acelerado nas áreas suscetíveis a desertificação (ASD).  Este trabalho teve como objetivo analisar como as políticas e propostas de políticas públicas abordam a problemática da desertificação dos pequenos municípios do Semiárido nordestino, e a partir de programas de ação em andamento, analisar como estes indicam caminhos e soluções para dirimir os impactos econômicos decorrentes da desertificação. Foi realizada pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Na análise dos 17 documentos coletados, a Análise Temática identificou 04 temas (Conceitos; Desafios; Políticas Públicas e Pobreza) subdivididos em 12 subtemas. Observou-se que há um padrão de dependência do Estado como forma de sobrevivência devido as mudanças climáticas e a baixa pluviosidade da região, dificultando a economia agrária e acelerando o processo de desertificação. Além disso, as ações são mais focadas na segurança hídrica e convivência no semiárido, ainda falta um maior engajamento na promoção do desenvolvimento sustentável.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.