artigos
Convibra Conference - A CARREIRA E O MERCADO DE TRABALHO: um estudo de caso com alunos de administração e ciências contábeis de uma instituição de ensino superior
A CARREIRA E O MERCADO DE TRABALHO: um estudo de caso com alunos de administração e ciências contábeis de uma instituição de ensino superior

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Ensino e Pesquisa em Administração

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 212


Certificado de publicação:
Certificado de Adélia Marina De Campos Cursino
Certificado de Eva Maria Barbosa

Certificado de participação:
Certificado de Eva Maria Barbosa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Eva Maria Barbosa , Adélia Marina De Campos Cursino

ABSTRACT
O artigo apresenta uma pesquisa realizada em uma instituição de ensino superior, localizada na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). O objetivo geral foi analisar a pretensão de carreira dos discentes e como esta pretensão está alinhada à atual situação profissional. A pesquisa foi realizada com alunos do primeiro ao oitavo período dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. A metodologia é de caráter descritiva, quantitativa e a técnica de coleta de dados foi um levantamento de dados por meio de questionário com 17 perguntas fechadas. Foram respondidos 133 questionários. Concluiu-se que a grande maioria do público analisado está trabalhando em regime CLT (Consolidação das Leis do trabalho) e não pretendem passar por uma transição de carreira. Além disso, a maioria atua em área distinta à do curso universitário.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Werneck Louzada 21-10-2021 15:43:26

O trabalho é bem atual e relevante, pois o recente cenário de empregabilidade não é muito otimista, pelo contrário. O referencial teórico está atrativo e o método para o estudo empírico está justificado por meio da literatura. A minha dúvida em relação à metodologia utilizada na construção do referencial teórico. Qual método foi utilizado? Por exemplo: Revisão sistemática de literatura. Outra dúvida seria em relação ao aprofundamento da metodologia com a possibilidade de fazer um teste de hipótese para compreender as variáveis de forma mais integral. Uma das sugestões seria a mesma dada no trabalho, onde se propõe a realização de uma nova pesquisa. A outra sugestão seria no aprofundamento dos interesses que constam nas considerações. Por exemplo: trader. Há um conhecido estudo da FGV que fala sobre o quão possível é viver dessa atividade, ou seja, poucas pessoas conseguem se sustentar atuando nessa área. Mapear e entender os motivos dessa amostra seria interessante. Parabéns pelo trabalho!

Foto do Usuário Camila Feitosa De Andrade 03-11-2021 10:20:15

Tema muito interessante, o mercado de trabalho atual é bastante desafiador, os resultados das expectativas mensuradas nos possibilitam visualizar este cenário. Uma sugestão, se possível seria uma nova pesquisa com os alunos egressos desta mesma instituição que comparasse o que era esperado com a realidade deparada. Parabéns!

Parabéns pela iniciativa, pesquisas que investigam as expectativas de carreira são muito importantes para nortear ações das instituições no sentido de melhor orientar seus estudantes. O trabalho é bem escrito, a leitura e fluída, mas há sempre espaço para correção de pequenos problemas de redação/digitação. Creio que o objetivo geral ficaria mais alinhado com problema se não tratasse do alinhamento com a atual situação profissional (aspecto que poderia ser apresentado com objetivo complementar). Creio que a fundamentação teórica poderia ressaltar estudos mais recentes, em complemento com os clássico, uma vez que esse é um campo dinâmico e novos conhecimentos estão sempre sendo produzidos. Há problemas na formatação nos quadros (que me parecem ser ''tabelas'') e nas citações. Sobre o uso de ''apud'', recomenda-se utilizá-los apenas em situações nas quais se poderia ter acesso ao texto original (o ''apud'' é um recursos que só deve ser usado em situações muito específicas, como a citação de textos clássicos de materiais não acessíveis, por exemplo). Quanto aos resultados da pesquisa, as análises poderiam ser mais aprofundadas, elas ficam muito centradas nas repetição da dados que estão apresentadas nas tabelas. Na conclusão é importante ressaltar expressamente qual a resposta ao problema de pesquisa como os objetivos foram alcançados.

O estudo proposto é de extrema relevância afinal o meio acadêmico necessita compreender como alinhar o discente com a carreira no mundo corporativo e para tanto é necessário compreender suas expectativas e desenvolver mecanismos para que a academia auxilie o aluno nessa empreitada. Achei interessante que segundo os dados coletados o gênero feminino se destacou em relação ao gênero feminino, talvez seja algo a se investigar em um estudo futuro. Outra recomendação de estudo futuro é outros seguimentos como Tecnologia, saúde, etc que talvez encontremos expectativas divergentes pelos alunos entre esses diferentes seguimentos.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.