ESTILOS DE COMUNICAÇÃO NOS RELACIONAMENTOS INTERPESSOAIS EM UMA AUTARQUIA MUNICIPAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 400


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniela Silva Rosa , Raquel Aparecida Alves , Gevair Campos

ABSTRACT
Este estudo versa sobre os estilos de comunicação – assertivo, passivo, agressivo – em uma autarquia municipal. O objetivo foi identificar os estilos que, dentre esses três, mais prevalecem na instituição. A pesquisa foi do tipo quantitativa e, para a coleta de dados, utilizou-se um questionário estruturado com cinco questões relacionadas ao perfil dos respondentes (vinte e sete chefes de seção) e vinte e duas questões referentes à comunicação geral da autarquia, a comunicação entre as pessoas e a percepção de como cada servidor se comunica com os outros. Os resultados apontam que na instituição o estilo de comunicação que prevalece é o assertivo, o que pode estar afetando de forma positiva os relacionamentos interpessoais.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Jose Edmilton De Sousa Machado 28-10-2021 23:05:39

Parabéns pelo trabalho, o tema é bem relevante quando se fala em comunicação organizacional que hoje em dia é praticamente um desafio das organizações em manter um relacionamento interpessoal satisfatório entre os colaboradores. O trabalho está bem estruturado e como sugestão seria bom fazer um relacionamento com tópicos referentes a treinamentos e gestão de pessoas.

Foto do Usuário Pablo Marlon Medeiros Da Silva 28-11-2021 11:19:01

Achei o tema de vocês bem interessante e como sugestão aconselho que acrescentem após o objetivo as contribuições do estudo pra ciência, Administração e organizações; atualizar mais o referencial, pois tem poucas referências dos últimos cinco anos; vocês falam sobre a abordagem, mas não descrevem a tipologia (seria descritiva?) o instrumento de pesquisa foi baseada em algum autor?

Foto do Usuário Brena Samara De Paula 28-11-2021 12:13:49

Gostei do tema, mas sugiro que os autores busquem atualizar mais o referencial e acrescentarem as contribuições do estudo pra ciência, Administração e organizações nas considerações finais.

Foto do Usuário Lilian Maia Pascoal 29-11-2021 22:34:03

Parabéns pelo trabalho. O tema escolhido é bastante interessante e atual, principalmente considerando as discussões recentes sobre trabalho remoto. Como sugestão, seria interessante que a agenda de pesquisa ao final fosse mais específica, detalhando como poderiam ser essas pesquisas mais abrangentes. Seria, por exemplo, adição de outras variáveis? Utilização de outros métodos? Assim ficaria mais claro para futuras pesquisas o caminho recomendado por vocês.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.