artigos
Convibra Conference - CURRÍCULO INCLUSIVO: UMA PROPOSTA PARA A EQUIDADE E EFETIVIDADE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO DIGITAL
CURRÍCULO INCLUSIVO: UMA PROPOSTA PARA A EQUIDADE E EFETIVIDADE DOS PROCESSOS DE RECRUTAMENTO DIGITAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 16


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

João Carlos Barreto

ABSTRACT
O currículo ainda é um dos principais requisitos para o início de um processo de recrutamento. Entretanto, do impresso ao meio digital, houve um considerável aumento na captação de profissionais interessados, aumentando a relação candidato por vaga. Todavia, o recrutador tem reduzido seu tempo de triagem, gerando uma disparidade no mercado: mais currículos recebidos e menos tempo para análise. Diante disso, a busca por alternativas que possam contribuir na equidade (os candidatos analisados de forma idêntica) e efetividade (o recrutador encontrar o candidato ideal) é necessária para qualquer processo de recrutamento. Assim, surge o Currículo Inclusivo, que, a partir de seis dimensões, caracterizadas como escolaridade, experiência profissional; experiência empreendedora; autenticidade virtual; tecnologia; inovação e negócios; e relacionamento virtual, cria um currículo em acordo à expectativa do recrutador: padronizado, de fácil compreensão e capaz de gerar uma análise prévia dos candidatos de forma equitativa. Além disso, o Currículo Inclusivo propõe a adoção de um score, identificando o momento de carreira do profissional. Para os recrutadores, é um avanço no processo de negócio, tornando-o mais ágil e focado. Para os profissionais, uma maneira otimizada de apresentação da sua experiência, redução de custo com confecção de currículo e uma perspectiva de participação em um processo de triagem mais equilibrado e justo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.