artigos
Convibra Conference - LUTAS E AS CONQUISTAS DAS FEMINISTAS BRASILEIRAS ENTRE AS 1ª E 4ª ONDAS: UM APARENTE CENÁRIO PARA O INÍCIO DO 5º MOMENTO
LUTAS E AS CONQUISTAS DAS FEMINISTAS BRASILEIRAS ENTRE AS 1ª E 4ª ONDAS: UM APARENTE CENÁRIO PARA O INÍCIO DO 5º MOMENTO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 90


Certificado de publicação:
Certificado de Jéferson Deleon Fávero

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Estelamaris Reif , Jéferson Deleon Fávero , Pericles Ewaldo Jader Pereira

ABSTRACT
Este ensaio teórico é produto de uma reflexão acerca das Ondas Feministas Brasileiras e as lutas das mulheres por direitos isonômicos em relação ao homem. A investigação tem por objetivo identificar quais impedimentos ainda tornam a mulher desigual perante o homem nas áreas relacionadas a questões econômicas, sociais e políticas. . Esta discussão estimula reflexão frente as conquistas feministas durante os últimos 200 anos no Brasil, e que, consequentemente geram dúvidas em direção a uma suposta 5ª Onda. À luz dessas considerações, é evidente a desigualdades entre os sexos em diversas áreas como a profissional, acadêmica, social e política. Detalhe, o estudo indica que as mulheres ainda estão com seus direitos encarcerados, independentemente de suas conquistas temporais. As Ondas Feministas Brasileiras contribuem para a discussão no que tange a igualdade humana, e que, apesar das conquistas da classe feminista, vê-se que novas ações devem ser iniciadas, não podendo as mulheres, aconchegarem-se apenas com os direitos já conquistados. Conclui-se a partir deste estudo que novos elementos sobre o momento feminista brasileiro devem ser adicionados e pesquisados, a fim de que a mulher se coloque, por direito, como uma real figura da sociedade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Daniela Gomes Alcantara 05-11-2021 22:00:20

O tema é muito relevante, apesar de ter cada vez mais destaque, a desigualdade entre homens e mulheres é evidente. É importante dizer que a luta feminista não é apenas das mulheres e sim, de todos. Ou seja, homens e mulheres devem lutar contra as desigualdades. O papel do homem é fundamentla tendo em vista que ocupa um lugar social privilegiado, portanto, há mais voz que as mulhres na maioria dos casos. Tendo isso em vista, sugiro reescrever a frase: ''...não podendo as mulheres, aconchegarem-se apenas com os direitos já conquistados...''. Pois, gera a impressão que é uma luta que diz respeito apenas às mulheres. Todos devem lutar pela igualdade de gênero, social e étnica, lutas indissociáveis. Outra sugestão é que no inicio da introdução são citadas algumas feministas, seria interessante que fossem citadas feministas brasileiras.

Foto do Usuário Joselia Rita Da Silva 12-11-2021 09:43:38

O tema é relevante e atual e o levantamento histórico é fundamental na discussão da temática. O artigo está bem escrito e argumentado. As sugestões apresentadas visam contribuir com a discussão e em nada tiram o brilho do trabalho. 1) Rever a utilização de dois tópicos como contextualização, não fica compreensível para o leitor; 2) Utilizar exemplos da luta feminista brasileira como Bertha Lutz, Pagu, Isabel de Souza Mattos, Leolinda de Figueiredo Daltro, Celina Guimarães, Alzira Soriano entre tantas outras que permitiram a conquista do voto, a conquista de mandatos para as mulheres e abriram caminhos para outras conquistas. 3)O objetivo do ensaio é apresentado como: ''identificar quais impedimentos ainda tornam a mulher desigual perante o homem nas áreas relacionadas a questões econômicas, sociais e políticas'', o que fica um pouco incoerente com o título: ''LUTAS E AS CONQUISTAS DAS FEMINISTAS BRASILEIRAS ENTRE AS 1ª E 4ª ONDAS: UM APARENTE CENÁRIO PARA O INÍCIO DO 5º MOMENTO'', ou seja, ou o artigo vai discutir as ondas e conquistas ou os desafios que impedem a igualdade, sugiro adequar. 4) Para efeito de melhor adequação separar a 5ª onda do tópico ''Considerações Finais'' que é importante para fechar os argumentos desenvolvidos, avaliar as limitações e sugestões futuras de pesquisa. Parabéns pela escolha do tema e dedicação.

Foto do Usuário Ronielle Medeiros Rocha 27-11-2021 15:06:15

Tema muito relevante. Trazer propostas de promoção de igualdade sempre foi e será pertinente ao meio acadêmico.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.