Um Estudo sobre os Efeitos da Formação de Capacidade Absortiva em Práticas de Data Analytics

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 344


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Ferreira

ABSTRACT
Esta pesquisa investiga os efeitos da capacidade absortiva associados às práticas de data analytics e, como decorrência, na formação de cultura analítica. Seu principal objetivo é apresentar um estudo em profundidade a fim de propor um modelo conceitual que emerge a partir dos dados coletados, enfatizando o modo como capacidade absortiva pode contribuir para a formação de cultura analítica. O estudo baseia-se em dados coletados junto a especialistas de equipes de TI e de negócio em seis organizações públicas brasileiras. Realizou-se um estudo de natureza qualitativa com a adoção da Grounded Theory como estratégia de pesquisa. Os resultados observados por meio das análises das categorias emergentes revelam um modelo conceitual desenvolvido que considera duas abordagens práticas: pré-analytics e pós-analytics. Nesse sentido, o estudo evidencia que os efeitos da capacidade absortiva em práticas de data analytics podem propiciar a conquista de produtividade analítica e/ou a formação de cultura analítica por parte das empresas. A principal contribuição do estudo é o delineamento do processo por meio do qual as práticas de data analytics, influenciadas pela forma como o conhecimento é absorvido internamente, leva a diferentes materializações da capacidade absortiva interna. O artigo apresenta e discute as implicações teóricas e práticas desses resultados. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gilberto Perez 25-10-2021 14:48:36

O tema é interessante e atual. Qual você entende, que foi a principal contribuição do trabalho para o avanço do conhecimento na área?

A pesquisa foi realizada em 6 empresas públicas, sendo quantos entrevistados por empresa, todos eram especialistas? Não ficou claro quando citado nos padrões da análise de resultados pois é uma absorção por equipe. ''a absorção do conhecimento pelas equipes se dava de acordo com dois padrões''

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.