Seleção de Uma Empresa de Serviço de Hospedagem de Websites: Uma Abordagem Híbrida a Partir dos Métodos Sapevo-M e Moora

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração da Informação

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 402


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Brayan De Almeida Lima , Marcos Dos Santos

ABSTRACT
Com o advento da pandemia do coronavírus (COVID-19), no ano de 2020, os setores de bens de consumo e serviços no Brasil procuraram uma maneira de conseguir atender a uma crescente demanda. Segundo a Ebit | Nielsen, o e-commerce, no Brasil, cresceu 47%, maior alta em 20 anos, onde a tecnologia se tornou a maior aliada. O propósito deste artigo é selecionar a melhor opção de um serviço de hospedagem de website, entre diversas alternativas e com diferentes critérios, visto que, existe uma grande variedade de empresas deste segmento, fazendo com que a seleção da melhor alternativa se torne complexa sem o auxílio de um método de tomada de decisão. Foi utilizado um método híbrido de apoio a decisão multicritério, o Simple Aggregation of Preferences Expressed by Ordinal Vectors –Multi Decision Makers (SAPEVO-M) e o Multi-Objective Optimization Ratio Analysis (MOORA), cujo primeiro método auxilia no processo para determinar o vetor peso para os atributos e o segundo método auxilia na ordenação da melhor alternativa. As alternativas foram selecionadas a partir da relevância de cada empresa no cenário nacional e os critérios, considerados mais importantes pelos autores, foram levantados a partir do website das próprias empresas mencionadas no estudo de caso, e, também, a partir do site Reclame Aqui. A solução encontrada foi satisfatória e prevista pelos autores, visto que, a empresa de maior preferência, a LocaWeb, apresenta o maior valor do critério de preferência, Armazenamento, porém, percebe-se uma grande disparidade entre o melhor e o pior resultado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário David De Oliveira Costa 25-10-2021 14:08:13

Espetacular! O processo de identificação do problema e modelagem da situação foram bem delineados e, pra fechar com chave de ouro, a aplicação de dois belíssimos métodos: SAPEVO e MOORA.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.