A governança das políticas públicas de recursos hídricos no Rio de Janeiro via análise comparativa de 2 comitês

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 228


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Hildelano Delanusse Theodoro , José Paulo Soares De Azevedo

ABSTRACT
A governança de recursos hídricos tem se consolidado como uma questão de destaque nas agendas políticas nacionais, mas o entendimento sobre as melhores práticas e, principalmente, os melhores modelos de ação institucional ainda estão por acontecer. Nesse sentido, o artigo busca realizar uma análise da governança das políticas públicas de recursos hídricos no Rio de Janeiro via a comparação de dois Comitês de Bacias Hidrográficas (CBH), sendo um da capital (CBH Guanabara) e um do interior (CBH Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana). O objetivo é o de identificar possíveis tendências, limites e também possibilidades para o desenvolvimento instituconal e administrativo relacionado ao tema. Para tanto é utilizada a análise qualitativa documental sobre diversas fontes de dados institucionais e também de referencial teórico advindo das discussões sobre gerenciamento e políticas públicas de âmbito local e regional. A pesquisa parte da premissa de que os resultados da gestão hídrica de cada estado têm relação direta não apenas com o desenho institucional planejado, mas, de forma destacada, com os arranjos sociais, históricos e políticos existentes. O que a avaliação de casos permite indicar é que esses arranjos são fundamentais para possibilitar maiores ou menores processos de interação entre os governos e os representantes dos setores privados e, destacadamente, sociais. Finalmente, a consolidação progressiva de instrumentos e organismos de gestão alicerçados em um modelo baseado na bacia hidrográfica tem sido cada vez maior como resposta ao crescimento dos desafios ambientais da atualiade (urbanização, degradação, desarticulação institucional etc).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Cristyna Dos Santos 01-11-2021 20:52:15

Desenvolvimento institucional através de uma governança que identifique análises para melhoria do sistema é muito importante para ações públicas benéficas.

Foto do Usuário Ana Rute Ribeiro Matos De Faria 03-11-2021 16:39:13

Parabéns pela submissão. O artigo apresenta densidade conceitual e teórica. Porém observa-se que está em fase de construção. Os últimos tópicos não foram concluídos, mas já foram apontadas as linhas gerais que neles serão tratados. Minha sugestão seria a de encurtar a introdução e acrescentar um referencial teórico entre ela e o contexto da pesquisa. Neste referencial seria interessante, dentre outros pontos, apresentar as noções de governança e suas diferentes abordagens, que atualmente estão descritas nos seus resultados e discussões. O título e resumo do artigo, que aparecem na apresentação do site da Convibra, estão diferentes no documento que foi anexado. Cordialmente, Ana.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.