Planejamento e a Gestão sistêmica-quântica do território

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 359


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luis Henrique Ramos De Camargo

ABSTRACT
Este artigo tem como objetivo ampliar o debate em torno da necessária ruptura com o atual paradigma científico hegemônico. Esta ruptura se apresenta em relação a estrutura clássica, compondo o imaginário social da realidade e estando presente nos moldes do planejamento e da gestão territorial. Para efetivar esse debate, foi realizado um levantamento teórico conceitual a partir de sites e de livros e revistas pertencentes a acervo pessoal. A pesquisa, que faz parte de estágio pós-doutoral na UFRJ/LAGESOLOS, atravessou o campo epistemológico tanto da ciência cartesiana-newtoniana, como também do paradigma sistêmico-quântico. Neste sentido, visou cotejar esses mecanismos conceituais na tentativa de demonstrar que a realidade não se apresenta dentro do contexto causal, linear e fragmentado, porém, se identifica com a leitura sistêmica e descontínua em relação aos fluxos de energia e matéria que atravessam o planeta. Por isso, a mesma opta por demonstrar que, como a realidade se apresenta imprevisível, descontínua e sistêmica, o paradigma quântico acaba sendo metodologicamente mais amplo e aceitável, por apresentar semelhança total em sua bagagem teórica-conceitual. Essa dinâmica envolve a evolução da flecha do espaço-tempo, levando a reflexão a respeito de qual caminho devemos utilizar para o planejamento e a gestão do território.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Letícia Peret Antunes Hardt 26-10-2021 09:05:21

A interessante temática e sua abordagem inovadora produzem contribuições relevantes ao pensamento sobre planejamento e gestão do território. Para trabalhos futuros e respectivos avanços no entendimento da dinâmica imprevisível do eixo espaço-tempo, envolvendo variadas relações entre sociedade e natureza, sugere-se a ampliação do levantamento para outras fontes externas ao acervo pessoal, com priorização de publicações atuais e com estudos empíricos para estabelecimento de novos posicionamentos científicos.

Foto do Usuário Reuel Secunde Gonçalves 02-11-2021 11:22:33

O tema é bastante interessante, no entanto, pela densidade do mesmo, penso ser necessária a inclusão de algumas notas explicativas, pois, na minha opnião, nem todos os leitores estão familiarizados com os termos técnicos que aparecem no texto, da mesma forma, senti falta de referências teóricas em alguns parágrafos. Como sugestão, creio que a substituição do termo ''gestar'' pelo termo ''gerir'' seria a opção mais adequada. Minha dúvida é se o artigo busca refletir sobre o processo de tomada de decisão dentro da visão sistêmica-quântica ou se é um alerta para os pesquisadores da área a respeito do paradigma hegemônico. Ansioso pela apresentação oral.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.