artigos
Convibra Conference - Atendimento do Profissional de Apoio Junto a Aluna com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade
Atendimento do Profissional de Apoio Junto a Aluna com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação especial e educação inclusiva

Temas Correlatos: Educação especial e educação inclusiva;

Acessos neste artigo: 98


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cedna Maria Silva Lellis , Eliane Da Silva Santos , Jessika Dias Cerqueira

ABSTRACT
O presente relato de experiência tem por objetivo contribuir para reflexão sobre o que foi vivenciado na rede regular de ensino de Uberaba a partir da inclusão de uma adolescente diagnóstica com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) e epilepsia. O relato baseia-se no trabalho de campo realizado junto a discente da turma do 7º do ensino fundamental II, do turno matutino. Os fundamentos teóricos e metodológicos, estão presentes em autores como Hallowell & Ratey (1999), Silva (2003), Benczik (2000), Gódoi (2006), Baptista (2011), Daltro e Faria (2019), Minayo (2004) e Vieira & Gonçalves (2020), que trazem estudos relevantes ao papel do profissional de apoio, o aprofundamento dos conhecimentos sobre TDAH, além da instrumentalização do trabalho feito pela profissional de apoio em sala de aula, buscando a capacidade de reconhecer as habilidades, competências e limites desses alunos. Por fim, desse estudo conclui-se no relato que a aluna com TDAH teve a oportunidade de ser inserida no ensino regular, acompanhar conteúdos ensinados nas disciplinas, tendo apoio lúdico, com ações, atividades e materiais de flexibilização concernentes com a sua especificidade. Nesse sentido pôde-se confirmar o apoio profissional como primordial para o desenvolvimento da aluna com necessidade especial. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.