artigos
Convibra Conference - Formação do Enfermeiro Para o Cuidado À Gestante Usuária de Álcool e Outras Drogas: Uma Revisão Integrativa de Literatura
Formação do Enfermeiro Para o Cuidado À Gestante Usuária de Álcool e Outras Drogas: Uma Revisão Integrativa de Literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Saúde da Mulher;

Acessos neste artigo: 99


Certificado de participação:
Certificado de Mariane Alves Corrêa Bittencourt

Certificado de publicação:
Certificado de Mariane Alves Corrêa Bittencourt

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mariane Alves Corrêa Bittencourt , Helen Campos Ferreira

ABSTRACT
Introdução: O uso de álcool e outras drogas durante a gestação apresenta significativa relevância e tem gerado preocupações em diversas esferas sociais, já que o uso dessas substâncias na gravidez acarreta riscos e consequências potencialmente graves para a saúde materna e fetal. O presente trabalho teve por objetivo analisar a formação do enfermeiro acerca da assistência de enfermagem à gestante usuária de álcool e outras drogas. Método: Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo, de abordagem qualitativa, por meio de uma revisão integrativa de literatura. Resultados e discussão: A pesquisa foi realizada a partir da elaboração de 06 estratégias de busca. Após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão adotados, 27 publicações foram destacadas e 09 obras selecionadas, por responder aos objetivos da pesquisa. Evidenciou-se que foram poucos os estudos voltados, especificamente, para a temática em questão. Os artigos selecionados apontam lacunas nos atendimentos prestados por parte das redes de saúde que ocorre de forma fragmentada, com deficiências na integralização da assistência à gestante usuária de álcool e outras drogas. Conclusão: Os estudos selecionados confirmam a necessidade do preparo dos profissionais de saúde, ainda em sua formação acadêmica, acerca do fenômeno do uso de álcool e outras drogas durante a gestação, a qual destaca-se a formação do enfermeiro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Doralice Batista Das Neves Ramos 25-10-2021 13:00:51

Super pertinente esse trabalho, temos que problematizar mais a formação dos profissionais de saúde, principalmente da Enfermagem.

Foto do Usuário Valeria Arias Pinzon 25-10-2021 23:32:53

¿Consideran que la baja adherencia a los servicios de salud por parte de las pacientes gestantes se deba a la falta de conocimientos por parte del personal de enfermería en esta problemática abordada?

Foto do Usuário Thaysa Fontoura Do Amaral 27-10-2021 12:51:59

A temática destacada neste trabalho é de extrema importância. O ato de gerar vidas é algo que sempre vai existir. As maternidades do Brasil apresentam perfis socioculturais de mulheres distintos, que variam de cada região, conhecer sobre as particularidades que podem sem encontradas é essencial. Dito isso, o enfermeiro deve realmente ter conhecimento teórico-científico para saber lidar com cada situação e respeitar essa mulher a encorajando a buscar ao serviço de saúde. No caso de uso de álcool e drogas é necessário intervir desde o pré-natal até o puerpério, orientando essa mulher sobre possibilidades de busca de ajuda até como lidar com a amamentação.

Foto do Usuário Beatriz Carvalho Dos Santos 31-10-2021 00:15:30

Durante a graduação, a maioria dos discentes não possui conteúdos que abordem este tema. O trabalho pode servir de alerta para a abordagem da temática dentro dos cursos de graduação, e até mesmo ser explanado para profissionais que muitas vezes não sabem como abordar as gestantes usuárias de álcool e outras drogas. Parabéns pelo trabalho!!

Foto do Usuário Ayane Ferreira Gaspar Do Vale 08-11-2021 09:56:22

O estudo traz um tema extremamente importante, porém pouco discutido ao longo da formação em enfermagem. De fato, esse tema precisa ser melhor discutido, não somente na graduação mas também ser tema de discussões na educação continuada, para que a equipe possa estar apta para prestar os cuidados a essa gestante.

Foto do Usuário Thais Nunes Resende 10-11-2021 14:21:50

Pesquisa de extrema importância. Como dito no texto, a temática tem poucos estudos publicados, e a iniciativa do grupo contribui para a ampliação da discussão da temática. É essencial a capacitação dos profissionais desde a graduação sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas na gestação.

Foto do Usuário Hyago Henriques Soares 10-11-2021 15:41:40

Ótimo tema, principalmente quando estamos lindando com gestantes que se encontram em situação de rua.

Foto do Usuário Lara Ribeiro Pereira Carneiro 11-11-2021 11:32:30

Muito importante esse tema, nunca tinha parado para pensar na importância da formação de um profissional capacitado para lidar com esse tipo de situação! Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.