artigos
Convibra Conference - Educação e promoção da saúde do paciente com cateterismo vesical de demora: controle da infecção urinária
Educação e promoção da saúde do paciente com cateterismo vesical de demora: controle da infecção urinária

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Temas Correlatos: Saúde do Adulto e Idoso;

Acessos neste artigo: 22


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Julieta Scheidt Carneiro , Job Tolentino Junior

ABSTRACT
RESUMO
O estudo objetiva promover através da educação e promoção em saúde, o controle da infecção urinária em pacientes portadores de cateterismo vesical de demora, no ambiente domiciliar, na atenção básica no Estado do Rio de Janeiro. Trata-se de um estudo observacional de caráter quantitativo e qualitativo, coletados através do questionário estruturado de 61 pacientes atendidos na atenção básica, no período de fevereiro de 2021, com critério de exclusão e inclusão. Foram analisados estudos através das bases de dados científicos. Após análise dos dados, foi identificado maior incidência do uso de cateter vesical de demora ao gênero masculino com idade mínima de 60 a 70 anos, com procedência de unidades públicas de saúde com indicações muito específicas como hiperplasia prostática, obstruções crônicas e outras condições clínicas. O enfermeiro é um profissional habilitado conforme a lei n07.498/1986, que dispõe sobre o Exercício Profissional da Enfermagem. Considera-se a necessidade de educação em saúde uma estratégia no qual o enfermeiro é um facilitador promovendo o autocuidado com abordagens que objetivam a compreensão e participação dos pacientes reduzindo as infecções urinárias.
Descritores: Comunidade; Cateterismo Urinário; Atenção Primária

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.