artigos
Convibra Conference - A Saúde Mental dos Profissionais Emergencistas Que Atuaram Durante o Enfrentamento da Pandemia do Covid-19
A Saúde Mental dos Profissionais Emergencistas Que Atuaram Durante o Enfrentamento da Pandemia do Covid-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Pessoas em Saúde

Acessos neste artigo: 90


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Simone Santos Souza , Paulo De Tássio Costa De Abreu , Andreia Silva Rodrigues , Mariane Teixeira Dantas Farias , Emily Oliveira Damasceno , Renata Cruz Da Silva , Camila Ketilly Dos Santos Santana , Erica Souza Dos Santos

ABSTRACT
Este trabalho possui como objetivo: descrever sobre o adoecimento mental do profissional emergencista durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma revisão sistemática de literatura. Para a formulação da questão de pesquisa, foi utilizada a estratégia PCC, acrônimo de “população”(P), “conceito”(C) e “contexto”(C). A busca e seleção dos estudos foi realizada nas seguintes bases de dados: PubMed e Biblioteca Virtual em Saúde. Foram estabelecidos como critérios de inclusão: artigos completos, publicados em português e inglês, no ano de 2020 e 2021 e que tivessem intimidade com o objetivo. Foram selecionados 18 artigos para a produção desse trabalho. No que diz respeito ao ano de publicação, cerca de 72% dos artigos foram publicados em 2020. Esses artigos foram produzidos principalmente por enfermeiros do São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Após a leitura criteriosa dos textos, emergiram duas categorias de análise que respondem o objeto dessa pesquisa: A repercussão do processo de trabalho na saúde mental do profissional emergencista durante o enfrentamento a pandemia (19 artigos) e Fatores de vulnerabilidade ao adoecimento mental (7 artigos). A rotina exaustiva, o distanciamento familiar, a pressão psicológica e os próprios fatores de risco, inerentes ao biótipo de cada um, os deixam em uma situação de vulnerabilidade no qual se torna necessário cuidar também de quem cuida. O adoecimento desses trabalhadores é preocupante pois pode resultar na diminuição da oferta de mão de obra, o que iria comprometer o potencial de resposta daquele município à doença. Faz-se necessário o estímulo a mais pesquisas com essa temática visto que foi evidenciado um número ainda insuficiente de artigos que abordam diretamente o adoecimento dos profissionais emergencistas no contexto do enfrentamento da Covid – 19.
Descritores: Socorristas; Saúde Mental;  Pessoal de Saúde; Covid-19.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alessandra P. Silva 19-10-2021 15:31:18

O tema é atual e muito relevante sob o ponto de vista da pandemia. Quanto ao sofrimento mental certamente o que já era um problema foi potencializado. A saúde mental de profissionais de saúde é um assunto que deve entrar para a agenda da gestão de pessoas no país. Houve na revisão algum relacionamento com o dimensionamento insuficiente ou com carga de trabalho dos profissionais da emergência? Como minimizar esse problema?

Foto do Usuário Hérica Felix De Oliveira 19-10-2021 19:42:08

O resumo apresenta um tema atual e extremamente relevante. Com pandemia da Covid-19, a saúde mental dos profissionais atuantes nas emergências de grande porte precisou de uma maior atenção , uma vez que houve o esgotamento físico e mental dos mesmos mediante a jornadas de trabalho prolongada, estresses, medo, ansiedade, o não saber como lidar com este tipo de vírus, o medo de ser contaminado e levar para as famílias, entre outros fatores. Desta forma, este trabalho é de extrema importância, apresenta coesão e coerência.

Foto do Usuário Gleiciane Nascimento Santos 22-10-2021 15:47:45

Ótima escolha para o tema do trabalho, pois coloca em discussão uma questão muito importante, a saúde mental dos profissionais que estão na linha de frente contra a covid-19, uma vez que estes acabaram sendo totalmente sobrecarregados e necessitando de espaços de cuidado físico e mental. Parabéns!

Foto do Usuário Sara Da Conceição Cajazeira 28-10-2021 10:09:20

Tema atual e de extrema importância. Nessa ótica de pandemia a saúde mental dos profissionais da saúde foram bastante atingidas de forma negativa.

Tema extremamente relevante, trabalho igualmente bem executado, parabéns!

Foto do Usuário Lara Meira Pratti 09-11-2021 21:51:50

A saúde mental é um tema muito frequente porém ele é muito atual e necessário ser estudado, principalmente nos tempos de pandemia. O profissionais emergencistas que trabalharam na linha de frente foram e ainda são muito importantes para o acolhimento e identificação dos pacientes com a Covid-19. Estes profissionais devem ter todo o amparo necessário para que suas questões sejam solucionadas e/ou minimizadas.

Foto do Usuário Mariane Alves Corrêa Bittencourt 09-11-2021 23:56:37

Temática de grande relevância, sobretudo, em virtude da pandemia! De fato, os gestores precisam se atentar para a saúde mental dos profissionais de saúde. Parabéns pelo trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.