Principais percepções evidenciadas por enfermeiros em paliatividade oncológica: Revisão de literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 336


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Juliana Maria Bello Jastrow , José Lucas Souza Ramos , Miguel Athos Da Silva De Oliveira , Italla Maria Pinheiro Bezerra , Luiz Vinicius De Alcantara Sousa , Camila Correa Dos Santos

ABSTRACT
A  incidência do câncer, bem como a taxa de mortalidade, vêm aumentando mundialmente. Grandes avanços foram alcançados no tratamento oncológico, porém a obtenção da cura nem sempre é possível, assim o paciente precisa de cuidados além da analgesia, a exemplo de paliativos direcionados aos aspectos psicológicos, sociais e espirituais, com objetivo de proporcionar melhoria na qualidade de vida. Busca- se descrever as percepções evidenciadas por enfermeiros acerca da assistência ao paciente oncológico em cuidados paliativos. Trata-se de uma revisão de literatura, desenvolvida nas publicações indexadas nas bases de dados LILACS e SciELO, entre os anos de 2010 a 2018 de artigos em língua portuguesa utilizando os termos: Enfermagem Oncológica AND Cuidados Paliativos: percepção dos enfermeiros, 2ª: Enfermagem Oncológica AND Assistência Terminal. Como critério de inclusão foram selecionados apenas os estudos que evidenciavam em sua temática a Percepção do Enfermeiro no contexto do Paciente Oncológico, resultando em um total de quatro principais artigos. Os enfermeiros percebem que o cuidado paliativo é uma temática de suma importância, onde a prioridade é manter a qualidade de vida do paciente, porém encontram dificuldades em prestar assistência ao paciente, principalmente no que diz respeito a tratar a morte e o processo de morrer.
Palavras-chave: Enfermagem Oncológica; Cuidados Paliativos; Assistência Terminal.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mylena Carolina Goncalves 21-10-2021 22:55:37

Assunto de extrema relevância. A oncologia tem se tornado um grande desafio para os enfemeiros. Uma boa assistência pautada em conhecimento científico faz toda diferença.

Foto do Usuário Thayene Costa Amancio 25-10-2021 13:46:57

Este trabalho abordou de forma muito consistente a dificuldade que o enfermeiro encontra para lidar com pacientes com câncer terminal e deveria ser pensado em como abordar e trabalhar esse assunto no meio acadêmico. Mas, o trabalho do enfermeiro frente a esse desafio é sem duvida um gesto de amor e humanidade ao próximo acolhendo, apoiando, confortando e dando dignidade a esses pacientes que estão em um momento tão difícil.

Foto do Usuário Lucca Laperrière De Moura Neves 25-10-2021 22:51:36

Creio que podemos ajudar as pessoas em todas as profissões. Na Saúde, podemos fazer isso mais diretamente. O profissional de Saúde deve ser capaz de atender ao fisiopatológico, mas, também, ser o “ombro amigo” dos pacientes, além de encaminhar para o profissional adequado para ajuda profissional, como terapia, por exemplo, caso necessário. É comum vermos a equivocadamente bem falada frieza dos profissionais de Saúde. Temos de tentar não nos afetar excessivamente pelos problemas dos pacientes, mas não ao ponto de não sermos empáticos e/ou de não ficarmos interessados pelo outro. Nesse contexto, como os senhores veem a conversa respeitosa sobre religiosidade/espiritualidade no paliativismo?

Foto do Usuário José David Suárez Plazas 31-10-2021 19:41:47

Excelente investigación, el enfoque que tiene llama mucha la atención, que sigan adelante con el estudio.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.