artigos
Convibra Conference - O derramamento de petróleo no litoral pernambucano nas capas do Jornal do Commercio
O derramamento de petróleo no litoral pernambucano nas capas do Jornal do Commercio

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Temas Correlatos: Políticas Públicas de Saúde;

Acessos neste artigo: 13


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lucas Iago Moura Da Silva , Maria Bernadete Cerqueira De Antunes , Maria Do Socorro Veloso De Alburquerque , Mariana Olívia Santana Dos Santos , Ide Gomes Dantas Gurgel

ABSTRACT
Em agosto de 2019 ocorreu um derramamento de petróleo no litoral do nordeste brasileiro, seus vestígios chegam em Pernambuco no início de setembro, acarretando prejuízos a população, tornando-se um tema presente nos meios de comunicação naquele ano. Este artigo buscou compreender as narrativas do Jornal do Commercio-PE presente em suas capas, no qual traçamos em linha do tempo as capas dos meses de setembro a novembro com as datas de avistamento de petróleo em Pernambuco. A partir disso construímos o discurso do sujeito coletivo, que apresentou como o jornal moldou a narrativa do desastre, onde focou nos impactos ambientais e socioeconômicos, deixando a saúde em segundo plano. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.