O derramamento de petróleo no litoral pernambucano nas capas do Jornal do Commercio

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Temas Correlatos: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde;

Acessos neste artigo: 347


Certificado de participação:
Certificado de Lucas Iago Moura Da Silva

Certificado de publicação:
Certificado de Lucas Iago Moura Da Silva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Lucas Iago Moura Da Silva , Maria Bernadete Cerqueira De Antunes , Maria Do Socorro Veloso De Alburquerque , Mariana Olívia Santana Dos Santos , Ide Gomes Dantas Gurgel

ABSTRACT
Em agosto de 2019 ocorreu um derramamento de petróleo no litoral do nordeste brasileiro, seus vestígios chegam em Pernambuco no início de setembro, acarretando prejuízos a população, tornando-se um tema presente nos meios de comunicação naquele ano. Este artigo buscou compreender as narrativas do Jornal do Commercio-PE presente em suas capas, no qual traçamos em linha do tempo as capas dos meses de setembro a novembro com as datas de avistamento de petróleo em Pernambuco. A partir disso construímos o discurso do sujeito coletivo, que apresentou como o jornal moldou a narrativa do desastre, onde focou nos impactos ambientais e socioeconômicos, deixando a saúde em segundo plano. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leticia Barbosa 25-10-2021 17:06:33

O trabalho traz um debate importante para o campo da comunicação em saúde, apontando para o poder discursivo associado à prática jornalística. Os autores poderiam detalhar melhor, em um trabalho futuro ou na apresentação, o processo de construção das categorias. Em relação às matérias veiculadas, o jornal abordou em algum momento posterior ao analisado no trabalho o derramento? Se sim, como se deu tal abordagem?

Foto do Usuário Wellington Sousa Aguiar 01-11-2021 12:18:50

Parabéns pela iniciativa e discussão do tema. Aqui no nordeste como um todo, observamos que as redes sociais atualizavam com maior rapidez os fatos drásticos da chegada do óleo nas praias menos conhecidas e localizades mais distantes das capitais. Um bom trabalho futuro para essa pesquisa e comparar a agilidade jornalistica frente às redes sociais, usando técnicas de Mineração de dados nas redes sociais. Sucesso.

Foto do Usuário Thais Da Silva Kneodler 08-11-2021 15:25:42

Parabéns pelo trabalho. Como se trata de uma abordagem histórica e com análise jornalistica seria interessante ampliar para outros jornais e comparar o discurso deles. Pensando em relação a isto gostaria de saber qual o critério de optar pelo Jornal do Commercio-PE?

Foto do Usuário Eliane Vieira Lacerda Almeida 11-11-2021 14:26:44

Tema importantíssimo e que atingiu toda parte litorânea do nordeste e não teve repercussão midiática fora da região. Parabéns por catalogar os dados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.