ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA VENTILAÇÃO MECÂNICA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Acessos neste artigo: 311


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Thaysa Fontoura Do Amaral , Rafaela De Paula Klug , José Lucas Souza Ramos , Italla Maria Pinheiro Bezerra , Raquel Elias Rodrigues , Miguel Athos Da Silva De Oliveira

ABSTRACT
A assistência ventilatória é um dos principais suportes de vida para pacientes críticos, tendo como objetivo a manutenção da oxigenação e/ou da ventilação por um período de tempo que é determinado pela capacidade do paciente em reassumir essas funções. Os cuidados de enfermagem prestados a um paciente em ventilação mecânica necessitam de uma adequada competência técnica e multidisciplinar. A enfermagem é responsável por notar alterações no estado de saúde do paciente, interpretar e intervir de maneira eficiente. Na presente pesquisa é descrito a atual atuação do enfermeiro quanto a assistência prestada frente ao paciente que precisa de ventilação mecânica. Com este estudo se objetiva descrever a atuação do profissional de enfermagem frente a ventilação mecânica em unidade de terapia intensiva. A metodologia aplicada será composta de uma pesquisa de revisão integrativa de literatura realizada nas bases de dados Lilacs, Scielo, PePSIC, utilizando os descritores: Enfermagem, UTI, Atuação, Papel, Ventilação Mecânica. Se concluiu pelo estudo os pontos mais importantes no cuidado e intervenção do enfermeiro quanto a ventilação mecânica.
Palavras-chave: Enfermagem; Atuação; Ventilação; Mecânica

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Isabela De Almeida Menezes 25-10-2021 09:17:13

Trabalho de excelência! diante do atual contexto pandêmico no qual a sociedade como um todo vive até o momento, a relevância sobre o tema se torna ainda maior, uma vez que a ventilação mecânica tornou-se uma das técnicas protagonistas e prevalentes como meio de oxigenação para àqueles pacientes acometidos pelo Corona Vírus. Abordar sobre a atuação do corpo de enfermagem é de extrema importância, visto que tais profissionais estão a frente dos cuidados exigidos para tal técnica.

Foto do Usuário Sergio Andres Garcia Arenas 28-10-2021 19:30:07

Muy buen resumen e importante tener en cuenta el papel que ocupa el enfermero y como se debe desempeñar frente a un paciente que requiera ventilación mecánica, gracias.

Foto do Usuário Stephany Nestor Da Silva 04-11-2021 14:37:22

Temática muito interessante e relevante! Vemos que o papel da enfermagem se expande, vai além da técnica a cerca da VM. É de fundamental importância que o profissional enfermeiro saiba lidar com as relações interpessoais, e identificar o emocional do paciente e familiar devido a dependência de uma VM.

Foto do Usuário Simone Santos Souza 05-11-2021 13:28:51

Trabalho de extrema relevância, escrito de forma concisa e coerente. O método escolhido responde muito bem ao objetivo do trabalho. Parabéns.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.