artigos
Convibra Conference - Percepções de Estudantes Acerca do Código de Ética Profissional de Enfermagem: Significados, Dificuldades e Aprendizado.
Percepções de Estudantes Acerca do Código de Ética Profissional de Enfermagem: Significados, Dificuldades e Aprendizado.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 13


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ayane Ferreira Gaspar Do Vale , Alana Gabriela Carvalho Peixoto De Melo , Beatriz Carvalho Dos Santos , Victoria Da Silva Soares , Adriana Braitt Lima , Lorena Santana Oliveira

ABSTRACT
O Código de Ética Profissional de Enfermagem (CEPE) é fundamental para a assistência segura à saúde. Este estudo busca compreender como as estudantes de enfermagem percebem o Código de Ética que rege a responsabilidade profissional. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com treze estudantes de enfermagem de universidade pública da Bahia. A Análise de Conteúdo foi o método de análise dos depoimentos. Os resultados apontaram para as categorias: significados do CEPE para as estudantes; aprendizado e dificuldades sobre o CEPE relacionado à formação. Compreendeu-se que as estudantes percebem os conceitos do CEPE e o entendem como um guia para a tomada de decisão. O CEPE no processo de formação foi referido quanto ao conhecimento e as dificuldades para o aprendizado. Dentre as dificuldades a falta de conteúdos abrangentes na matriz curricular que abordem a ética no exercício profissional. Esse estudo é uma possibilidade de reflexões acerca do tema para que o olhar dos docentes e estudantes sobre o CEPE seja ampliado e discutido no cotidiano da academia sobretudo nos âmbitos de prática, o que possibilita melhor aprendizado. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.