artigos
Convibra Conference - Percepções de Estudantes Acerca do Código de Ética Profissional de Enfermagem: Significados, Dificuldades e Aprendizado.
Percepções de Estudantes Acerca do Código de Ética Profissional de Enfermagem: Significados, Dificuldades e Aprendizado.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 95


Certificado de publicação:
Certificado de Ayane Ferreira Gaspar Do Vale

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ayane Ferreira Gaspar Do Vale , Alana Gabriela Carvalho Peixoto De Melo , Beatriz Carvalho Dos Santos , Victoria Da Silva Soares , Adriana Braitt Lima , Lorena Santana Oliveira

ABSTRACT
O Código de Ética Profissional de Enfermagem (CEPE) é fundamental para a assistência segura à saúde. Este estudo busca compreender como as estudantes de enfermagem percebem o Código de Ética que rege a responsabilidade profissional. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com treze estudantes de enfermagem de universidade pública da Bahia. A Análise de Conteúdo foi o método de análise dos depoimentos. Os resultados apontaram para as categorias: significados do CEPE para as estudantes; aprendizado e dificuldades sobre o CEPE relacionado à formação. Compreendeu-se que as estudantes percebem os conceitos do CEPE e o entendem como um guia para a tomada de decisão. O CEPE no processo de formação foi referido quanto ao conhecimento e as dificuldades para o aprendizado. Dentre as dificuldades a falta de conteúdos abrangentes na matriz curricular que abordem a ética no exercício profissional. Esse estudo é uma possibilidade de reflexões acerca do tema para que o olhar dos docentes e estudantes sobre o CEPE seja ampliado e discutido no cotidiano da academia sobretudo nos âmbitos de prática, o que possibilita melhor aprendizado. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Kênia Ferreira Laporte 18-10-2021 20:52:51

Essas dificuldades reveladas no presente trabalho e que envolvem o Código de Ética talvez expliquem a persistência de certas falhas por parte de profissionais.

Foto do Usuário Gabriela Duran Oliveira 20-10-2021 13:01:36

Parabéns pelo trabalho, nos faz refletir sobre questões importantes referentes a aplicabilidade do CEPE na prática dos estudantes de enfermagem. Pensando nisso, um ponto que me deixou bem reflexiva foi o ato de espelhar-se nos docentes como modelos de profissionais, vocês como autoras e discentes de enfermagem, acreditam que isso é um aspecto que pode ser um impecilho ou um facilitador para a aplicação do CEPE?

Foto do Usuário Thalita Farias Oliveira 22-10-2021 13:03:15

Tema pertinente e muito relevante. Conhecer o CEPE é extremamente importante para a formação de profissionais éticos e responsáveis com sua profissão, uma pena que hoje se vê muitos que já se encontram no mercado cometendo atos que ferem o mesmo. parabén aos autores pela abordagem do tema!

Foto do Usuário Erika Yurley Durán Niño 27-10-2021 17:49:36

Es de vital importancia en la formación del profesional de enfermería, identificar, reflexionar y aplicar el código ético, lo que permite una adecuada aplicación en las practicas al brindar cuidado integral.

Foto do Usuário Ramona Fernanda Ceriotti Toassi 03-11-2021 10:52:05

Estudo de temática atual e oportuna, com potência para discussões com foco interprofissional. Questionamento às autoras: O Código de Ética Profissional de Enfermagem tem sido discutido na perspectiva do trabalho em equipe (no estágio por exemplo ou em práticas curriculares em serviços de saúde)? Como as autoras perceberem essa questão, para além da equipe de Enfermagem?

Foto do Usuário Fátima Ferreira Roquete 10-11-2021 23:16:35

Estudo bem oportuno! O tema incita reflexões importantes tanto no âmbito da academia, quando dos serviços. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.