O Processo de Identificação das Necessidades de Aprendizagem Sobre Interprofissionalidade e Práticas Colaborativas na Região Oeste da Secretaria de Saúde do Distrito Federal: Um Relato de Experiência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Gestão de Pessoas em Saúde;

Acessos neste artigo: 226


Certificado de participação:
Certificado de Joyce Souza Do Espírito Santo

Certificado de publicação:
Certificado de Joyce Souza Do Espírito Santo
Certificado de Luíza De Marilac Meireles Barbosa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Joyce Souza Do Espírito Santo , Sarah Beatriz Dos Anjos Ferreira , Samara Moreira Da Costa Dias , Paula Melo Martins , Luíza De Marilac Meireles Barbosa , Clélia Maria De Sousa Ferreira Parreira

ABSTRACT
A Educação Interprofissional (EIP) é definida como um modelo de formação que estimula o processo de aprendizagem interativo e compartilhado, em que se aprende sobre os outros, com os outros e entre si, conduta necessária para o desenvolvimento de habilidades para as práticas colaborativas. O trabalho interprofissional e as práticas colaborativas são ferramentas necessárias para enfrentar as adversidades do setor de saúde, tornando o atendimento mais seguro, efetivo e integral. Considerando necessário a articulação entre ensino, serviço e comunidade, o Ministério da Saúde e da Educação desenvolveram um projeto denominado Programa de Educação Tutorial (PET). Dentre os diferentes grupos PET pelo país, se tem o PET- interprofissionalidade em Saúde, no qual um dos grupos tutoriais tem o objetivo de analisar a percepção dos preceptores sobre as necessidades de aprendizagem em Educação Interprofissional e Práticas Colaborativas e sua relação com o desempenho da atividade formativa do preceptor. Este relato de experiência consiste em descrever a construção de uma pesquisa em relação à percepção de preceptores sobre necessidades de aprendizagem em educação interprofissional e prática colaborativa, no qual se busca descrever a trajetória percorrida no planejamento à execução da atividade, bem como relatar as dificuldades e percepções dos envolvidos no projeto.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Thaís Ostroski Olsson 02-11-2021 19:24:57

Parabéns ao grupo pela temática escolhida. O texto traz em seu corpo um importante relato, de um grupo PET, sobre a experiência, desafios, dificuldades e importância na elaboração de um projeto de pesquisa acerca da interprofissionalidade. Desejo sucesso na continuidade da pesquisa e que o trabalho traga resultados que fortaleçam essa prática.

Foto do Usuário Ramona Fernanda Ceriotti Toassi 03-11-2021 11:33:13

Parabéns ao grupo pelo relato de experiência junto ao PET-Saúde Interprofissionalidade! Foi um momento potente para avançarmos na discussão sobre a temática da educação e do trabalho interprofissional. Ao ler o 'Resumo' e os 'Resultados' do texto apresentado, fiquei curiosa por saber mais sobre as dificuldades e percepções dos participantes, especialmente os preceptores, que estão com destaque desde o título.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.