artigos
Convibra Conference - Cobertura Vacinal no Primeiro Ano de Vida nos Últimos Cinco Anos no Estado do Espírito Santo
Cobertura Vacinal no Primeiro Ano de Vida nos Últimos Cinco Anos no Estado do Espírito Santo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Criança e do Adolescente

Acessos neste artigo: 104


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Felipe Dos Santos Ramiro Da Silva , Lara Meira Pratti , Lizandra Argona Pereira , Thais Nunes Resende , Cristina Ribeiro Macedo , Miguel Athos Da Silva De Oliveira , Italla Maria Pinheiro Bezerra , José Lucas Souza Ramos , João Batista Francalino Da Rocha

ABSTRACT
Este estudo tem como objetivo descrever a cobertura vacinal dos imunizantes administrados no primeiro ano de vida no Espírito Santo entre os anos de 2016 a 2020. Trata-se de um estudo ecológico, descritivo, de abordagem quantitativa, a partir dos dados fornecidos pelo Sistema de Tabulação de Dados (TABNET) que pertence ao Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), que foram  submetidos à análise do discurso. Os seus resultados apontam que houve uma queda considerável da cobertura vacinal dos imunizantes BCG, Hepatite B (30 dias), Hepatite B e Tetra Viral, e em contraste  aumento no período analisado da cobertura da vacina de Febre Amarela. Conclui-se que a queda da cobertura vacinal em crianças menores de um ano no Espírito se dá pela pandemia causada pelo COVID-19, que resultou no fechamento de unidades de saúde e o aumento da cobertura da vacina da Febre Amarela pelo surto da doença em 2016, que resultou em uma vacinação em massa da população.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marjorie Ester Dias Maciel 23-10-2021 18:27:38

Trabalho muito bom. Apenas ficou mais uma dúvida , será que a queda na cobertura vacinal também não está relacionada ao movimento anti-vacina que infelizmente aumentou durante a epidemia do covid ?

Foto do Usuário Jivago Meira Gomes 06-11-2021 19:36:30

Trabalho importantíssimo e resultados preocupantes!! Parabéns pela iniciativa

Excelente temática! Muito pertinente nos tempos atuais, considerando a pandemia. Parabéns ao grupo!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.