Profissionais da Saúde e Educação na Integralidade das Práticas Educativas do Programa Saúde na Escola

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 192


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Albaneide Fortaleza.

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maria Albaneide Fortaleza. , Alissan Karine Lima Martins

ABSTRACT
Objetivo: analisar como os profissionais de Educação e Saúde constroem a integralidade das práticas educativas no Programa Saúde na Escola. Método: pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, realizada com 20 profissionais, destes, quinze da área de educação e cinco fazia parte da saúde no município de Campos Sales-Ceará, Brasil, no período de março a abril de 2018. Resultados: consideraram-se espaços dos processos investigativos as Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Para as Polícias de Educação, sendo que as informações foram colhidas mediante a observação de campo e entrevistas semienterradas, das quais geraram duas categorias: Conceito e Práticas, e as subcategorias temáticas: Saúde dos adolescentes; Programa saúde na escola; Ações em saúde; e Integralidade. Conclusão: os profissionais do Programa Saúde na Escola, participantes da pesquisa, demonstraram visão ampliada de saúde e apontaram fragilidade na integralidade das práticas educativas nos processos de trabalho. 
Palavras-chave: Profissionais da Saúde; Profissionais da Educação; Saúde do Adolescente; Integralidade em Saúde; Práticas Educativas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Otimo tema escolhido de muita relevância e importância. Precisamos abordar e capacitar cada vez mais os profissionais de educação e saúde para atuarem com os adolescentes e desde essa idade já se gerar uma conscientização sobre saúde e sua importância. Sugiro um estudo de aplicação de metodologia para processos educativos integrados com a saúde, um estudo piloto.

Foto do Usuário Lucas Souza Oliveira 10-11-2021 15:32:07

Tema relevante. Assuntos como saúde do adolescente, como o abordado no texto, deveriam ser mais frequentes em ambientes escolares.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.