artigos
Convibra Conference - Depressão e desnutrição na população idosa: uma revisão integrativa
Depressão e desnutrição na população idosa: uma revisão integrativa

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Temas Correlatos: Saúde do Adulto e Idoso;

Acessos neste artigo: 114


Certificado de publicação:
Certificado de Mylena De Souza Ribas
Certificado de Mylena De Souza Ribas

Certificado de participação:
Certificado de Mylena De Souza Ribas

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Mylena De Souza Ribas , Vanessa Alvarenga Pegoraro

ABSTRACT
Introdução: Como as taxas de sobrevida estão elevadas, as doenças crônicas degenerativas são as enfermidades que mais acometem os idosos e observa-se que a desnutrição possui estreita relação com as diversas patologias, levando a uma má qualidade de vida. Objetivo: Portanto, o objetivo do presente artigo foi identificar na literatura a relação entre a depressão e a desnutrição em idosos. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo do tipo de revisão integrativa e abordagem qualitativa. Foram selecionados 10 artigos, nas bases de dados MEDLINE, SCIELO, LILACS e PUBMED. Resultados: Conforme semelhança dos dados, foram criadas duas categorias: Suscetibilidade do gênero feminino na associação entre depressão e desnutrição e A relação entre depressão e desnutrição. A prevalência da depressão em mulheres é duas vezes mais que em homens, considerando fatores fisiológicos, hormonais, aspectos socioculturais. Conclusão: A depressão pode levar ao detrimento do estado nutricional e a desnutrição pode ocasionar a depressão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Mylena Carolina Goncalves 21-10-2021 17:31:58

Muito bom, precisamos voltar nossos olhos para sinais e sintomas que os idosos apresentam, principalmente se tratando de uma população que tende a crescer cada vez mais. Devemos sempre considerar os fatores fisiológicos, mas estar atentos também aos sociais e econômicos em que os idosos estão inseridos.

Foto do Usuário Paola Karolyne Jandrey 22-10-2021 08:58:59

Como evidenciado no artigo a relação entre depressão e desnutrição parece ser muito bem descrita de forma quantitativa, mas há um GAP quando se trata de questões qualitativas, subjetivas relacionadas ao envelhecimento, a depressão e a desnutrição, onde no artigo, levantaram-se hipóteses (principalmente relacionadas ao sexo feminino e a depressão), mas ainda nada definido, nem ao mesmo pesquisado com os próprios idosos que vivem e estão nessa situação.

Foto do Usuário Thayene Costa Amancio 25-10-2021 13:51:44

O trabalho aborda de forma clara a relação da depressão e desnutrição, sendo uma questão muito importante no tratamento dos idosos visto que a expectativa de vida é alta e atrelado a isso temos as doenças crônicas, saber investigar para solucionar da melhor forma e garantir que os idosos tenham uma melhor qualidade de vida é essencial.

Foto do Usuário Maria Raquel De Carvalho Porto 25-10-2021 18:02:03

Trabalho de extrema importância, tendo em vista que a depressão é uma doença que está cada vez mais presente na sociedade, principalmente entre os idosos e que acaba desencadeando a desnutrição, além disso, tais condições podem ser evitadas por meio da promoção da saúde.

Foto do Usuário José David Suárez Plazas 31-10-2021 19:56:40

La depresión de los adultos mayores es muy cotidiana ya que se les dificulta aceptar en la edad que tienen y sentir como su cuerpo no responde para muchas cosas que antes podían hacer fácilmente, también fisiológicamente se va disminuyendo un alto porcentaje de su masa muscular entre otras cosas, estos casos se ven mas que todo porque no hay un apoyo familiar adecuado.

Foto do Usuário Helena Louzada Hell 03-11-2021 15:07:30

Muito bom! Realmente precisamos estar atento a essa população, visto sua fragilidade tanto física quanto emocional, ainda mais no contexto pandêmico no qual vivemos hoje.

Foto do Usuário Carolina Oliveira Gomes 04-11-2021 14:52:12

Trabalho incrível, tendo em vista que os idosos são mais propensos a desenvolver a patologia !!!

Foto do Usuário Fátima Ferreira Roquete 10-11-2021 23:21:27

Tema atual e relevante. O investimento em pesquisas com idosos é necessário, tendo em vista as perspectivas da aumento da longevidade e as consequências advindas dessa realidade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.