artigos
Convibra Conference - Roda de Gestantes Virtual: Um Relato de Experiência em Tempos de Pandemia
Roda de Gestantes Virtual: Um Relato de Experiência em Tempos de Pandemia

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 102


Certificado de publicação:
Certificado de Milena Cristo Martins
Certificado de Milena Cristo Martins

Certificado de participação:
Certificado de Milena Cristo Martins

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Milena Cristo Martins , Lara Mabelle Milfont Boeckmann , Magali Melo , Rejane Antonello Griboski , Luíza Gomes Da Cruz Cóssio , Letícia De Cássia Rodrigues De Oliveira , Bárbara Karolinne Reis Costa , Camila Barbosa Albernaz , Ana Júlia Cardoso De Lima , Ana Clara Souza Dos Santos Veras , Mônica Chiodi Toscano De Campos

ABSTRACT
Relato de experiência das ações de um Projeto de Extensão de Ação Contínua da Universidade de Brasília que se desenvolveram semanalmente de modo remoto devido à pandemia pelo COVID-19. O projeto proporciona ao estudante aprender e desenvolver habilidades relacionadas ao atendimento e educação em saúde e comunicação assertiva com base no conhecimento científico. Desse modo, objetivou-se descrever um relato de experiência da vivência de discentes e educadoras acerca das atividades desempenhadas. Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado a partir das vivências de discentes de enfermagem e educadoras relacionadas a um projeto de extensão de uma instituição pública de ensino superior do Distrito Federal no período de julho de 2020 a julho de 2021. Os relatos das participantes proporcionaram trocas de conhecimento, experiências e compartilhamento de saberes populares e científicos, o que promoveu aprendizagem significativa, alívio do estresse e gerenciamento de conflitos quando presentes. O papel discente foi essencial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, humanísticas e técnico-científicas proporcionadas pela vivência interacional com todos os envolvidos, o que resultou em aprendizagem significativa. Por meio da supervisão de educadores, os discentes participaram ativamente como mediadores e colaboradores na construção do conhecimento a partir da troca de experiências. As contribuições deste estudo corroboraram outras pesquisas que comprovaram a importância das rodas de conversa para promoção da saúde e protagonismo da mulher e sua família em todo o seu processo reprodutivo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

¿Cómo sería un posible seguimiento pos pandemia? Es muy importante también tener la diada paciente-cuidador en este proceso

Foto do Usuário Ana Paula Ferreira Holzmann 01-11-2021 09:45:29

Gostei muito da criatividade dos componentes do projeto...em tempos de afastamento social muitos projetos de extensão comunitária acabaram ''morrendo'' e essa foi uma estratégia que não só manteve as atividades do grupo como ampliou o seu alcance. Parabéns!

Foto do Usuário Luciana Magnoni Reberte Gouveia 06-11-2021 23:09:45

Parabéns pelo projeto. Durante a pandemia de COVID-19 foi muito importante a manutenção das atividades educativas no formato online, garantindo às gestantes esse cuidado. É apresentado ainda que os alunos puderam ter ganhos importantes no processo de aprendizagem por meio do grupo.

Foto do Usuário Mariane Alves Corrêa Bittencourt 09-11-2021 23:53:06

A pandemia nos trouxe inúmeros desafios para os serviços de saúde, proporcionando a introdução de novas ferramentas de trabalho a serem exploradas. Parabéns a todos os envolvidos pela iniciativa e pelo trabalho!

Parabéns pelo trabalho!! Achei super pertinente a temática, o relato de experiência com certeza nos possibilita compreender a dimensão da importância da continuidade da assistência mesmo que remotamente é possível sim ter bons resultados.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.