Promoção da Saúde: Uma Alternativa Para Construção da Equidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 376


Certificado de participação:
Certificado de Gabriel De Jesus Oliveira Fonseca

Certificado de publicação:
Certificado de Gabriel De Jesus Oliveira Fonseca

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gabriel De Jesus Oliveira Fonseca , Letícia Perígolo Jorge , Ian Salomão Dos Santos , Anísio Bueno Galvani Quinette , Alex Sander Dias Machado

ABSTRACT
Promoção da Saúde: uma alternativa para construção da equidade é uma iniciativa que visa o trabalho multidisciplinar para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde no bairro Maria Orminda em Diamantina-MG. Essa comunidade se formou através de um processo desgastante de conquista territorial e, diante das dificuldades encontradas nesse processo, fizeram-se presentes fatores que alteram a qualidade de vida, sobretudo quando se refere às condições de saúde. Impossibilitado da realização de atividades práticas no território em virtude do cenário pandêmico, o presente trabalho, de forma alternativa, propõe a realização de ações remotas de promoção e educação em saúde em plataformas de mídia social Instagram e WhatsApp. O contato com lideranças comunitárias para entendimento do processo de formação, potencialidades, lutas e conquistas do território também é um objetivo. Além disso, planeja-se a realização  da territorialização mediante veículo aéreo remotamente pilotado (drone) e softwares de informação geógrafica ArcGis Pro e Google Earth. Assim, a partir da exploração territorial, busca-se o levantamento dos DSS para melhor compreensão do processo saúde doença que envolve a comunidade, bem como o desenvolvimento de mapa  e vídeo de valorização histórico territorial do bairro. Pretende-se, ao final da proposta, o fortalecimento do vínculo entre a universidade e a comunidade, de modo a promover e vivenciar abordagens centradas na pessoa, além da leitura crítica da realidade. Desse modo, essa atividade de extensão busca superar barreiras causadas pela desigualdade e reafirmar o compromisso da universidade em promover melhores condições de vida a população do Vale do Jequitinhonha.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Hoffmann Marques 21-10-2021 19:28:00

Parabéns pela iniciativa , importante o trabalho de profissionais de vários setores com sua comunidade.

Foto do Usuário Claudio Alencar 25-10-2021 19:15:31

Formatação e argumento da conclusão do trabalho precisa melhorar.

Foto do Usuário Giovanna Caroline Barbosa Farias 01-11-2021 13:24:13

Parabéns pelo trabalho, esse projeto é de alta relevância tanto para a comunidade alvo, como para os estudantes envolvidos, pois ele reforça a importância da equipe interprofissional e também o uso das ferramentas em educação em saúde. Outro ponto importante foi a implementação deste projeto durante a pandemia, possibilitando assim a assistência a essa comunidade em tempos tão difíceis.

Foto do Usuário Diego Albuquerque Soares 06-11-2021 18:20:39

Parabéns pelo trabalho, através da elaboração desta base cartográfica será possível ter tomadas de decisões mais eficientes na comunidade.

Foto do Usuário Jivago Meira Gomes 06-11-2021 19:29:37

Muito interessante esse trabalho de territorialização! Abre espaço para muita coisa boa acontecer. Parabéns!

Foto do Usuário Daniela Bianca Biano Dos Santos 06-11-2021 23:43:18

Parabéns pelo trabalho! É super pertinente o uso das ferramentas virtuais - que são extremamente difundidas na sociedade atual - visto que no período de pandemia muitas estratégias de promoção de saúde precisaram ficar restritas nas UBS, e tendo em mente que a promoção de saúde na atenção primária contribui expressivamente para a diminuição de agravos em saúde. Considerando que o público jovem/adulto são os mais adeptos às redes sociais, como vocês têm avaliado o alcance aos idosos que, em geral, necessitam mais de suporte da atenção básica, analisando o foco na construção da equidade?

Foto do Usuário Lorenna Medeiros Toscano De Brito 11-11-2021 14:33:06

Abordagem de extrema relevância! Parabéns! Muito bom!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.