artigos
Convibra Conference - Atuação da enfermagem em unidade de terapia intensiva na prevenção de lesão por pressão
Atuação da enfermagem em unidade de terapia intensiva na prevenção de lesão por pressão

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Acessos neste artigo: 17


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Beatriz Pralon Nascimento Castheloge Coutinho , Jacó Pereira Dos Santos , Lara Meira Pratti , Sara Da Conceição Cajazeira , Yasmin Neves Soares , Cristina Ribeiro Macedo , Fabiana Rosa Neves Smiderle , Francine Alves Gratival Raposo , Italla Maria Pinheiro Bezerra , José Lucas Souza Ramos , Marianna Tamara Nunes Lopes

ABSTRACT
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada em junho de 2021 acerca da atuação da enfermagem na unidade de terapia intensiva na prevenção de lesões por pressão. A busca dos artigos ocorreu por meio da base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores: Unidade de Terapia Intensiva AND Lesão por Pressão AND enfermagem. Métodos de inclusão Artigos completos, português e inglês entre os anos 2016 a 2021. Após a busca na Biblioteca Virtual em Saúde e, após aplicar os critérios de inclusão, 10 estudos compuseram a amostra final da revisão. Os quais levantaram as medidas realizadas pela equipe de saúde em uma Unidade de Terapia Intensiva, sendo elas o reposicionamento em até três horas, lateralização, elevação da cabeceira, uso de travesseiros com espuma sob a cabeça, colchões especiais e fixação adequada de cateteres. Além disso, demonstrou a percepção dos profissionais, os quais demonstram um despreparo para tal atuação. Esses resultados, demonstram um padrão nos cuidados para pacientes com riscos de desenvolver lesões por pressão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.