Atuação da enfermagem em unidade de terapia intensiva na prevenção de lesão por pressão

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Acessos neste artigo: 350


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Beatriz Pralon Nascimento Castheloge Coutinho , Jacó Pereira Dos Santos , Lara Meira Pratti , Sara Da Conceição Cajazeira , Yasmin Neves Soares , Cristina Ribeiro Macedo , Fabiana Rosa Neves Smiderle , Francine Alves Gratival Raposo , Italla Maria Pinheiro Bezerra , José Lucas Souza Ramos , Marianna Tamara Nunes Lopes

ABSTRACT
Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, realizada em junho de 2021 acerca da atuação da enfermagem na unidade de terapia intensiva na prevenção de lesões por pressão. A busca dos artigos ocorreu por meio da base de dados Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), utilizando os descritores: Unidade de Terapia Intensiva AND Lesão por Pressão AND enfermagem. Métodos de inclusão Artigos completos, português e inglês entre os anos 2016 a 2021. Após a busca na Biblioteca Virtual em Saúde e, após aplicar os critérios de inclusão, 10 estudos compuseram a amostra final da revisão. Os quais levantaram as medidas realizadas pela equipe de saúde em uma Unidade de Terapia Intensiva, sendo elas o reposicionamento em até três horas, lateralização, elevação da cabeceira, uso de travesseiros com espuma sob a cabeça, colchões especiais e fixação adequada de cateteres. Além disso, demonstrou a percepção dos profissionais, os quais demonstram um despreparo para tal atuação. Esses resultados, demonstram um padrão nos cuidados para pacientes com riscos de desenvolver lesões por pressão.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Bárbara Festa Gomes 23-10-2021 11:50:41

Gostei muito da revisão e achei bem estruturada, frente ao exposto, gostaria de saber, quando é citado que: ''a capacitação dos profissionais, quanto a temática se torna de extrema importância'', seria uma sugestão de que há uma necessidade educacional emergente voltada a enfermagem intensivista para mais ações de educação continuada/educação permanente em saúde?

Foto do Usuário Giovana Soares De Abreu 08-11-2021 15:13:04

Excelente trabalho. Tentar implementar novas dinâmicas e protocolos para mobilizar o paciente no leito, de modo a evitar as lesões por pressão são de extrema importância. Avaliar a incidência desses problemas nos setores de internação facilita a criação de ferramentas, baseadas em achados científicos, para agir em cada especificidade e proporcionar uma assistência de qualidade.

Foto do Usuário Hyago Henriques Soares 10-11-2021 15:33:23

Ótimo trabalho! Penso que a abordagem dessa tema é bastante relevante, uma vez as LPP são muito recorrentes em algumas UTIs e devemos sempre procurar recursos e tecnologias para diminuir as sua incidência.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.