artigos
Convibra Conference - Escola e Democracia: o conceito de educação escolar como sendo a pertinência do aprender com o ensinar
Escola e Democracia: o conceito de educação escolar como sendo a pertinência do aprender com o ensinar

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Mal-estar contemporâneo e impasses na educação

Temas Correlatos: Juventude e políticas públicas;

Acessos neste artigo: 18


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rogério Rodrigues

ABSTRACT
O objetivo deste ensaio, intitulado “Escola e Democracia: o conceito de educação escolar como sendo a pertinência do aprender com o ensinar” consiste em analisar o mal-estar contemporâneo e os impasses na educação. Para  analisar a escola e a democracia, partirmos da preposição de Freud (1996), de que existem “[...] três profissões impossíveis ? educar, curar e governar” (FREUD, 1996, p. 3216). Essa referência permite abrir outra forma de interpretação, em que a discussão sobre a questão da educação escolar se encontra para além do senso crítico do sujeito da razão esclarecida, pois ocorrem relações intrínsecas entre o aprender e o ensinar no campo das formações do inconsciente. A justificativa deste ensaio tem como ponto central compreender as contradições que se apresentam nos impasses da educação para a realização da sociedade democrática a partir do processo de precarização que, também, se apresenta no âmbito escolar, em que o professor e o aluno se anulam no campo das relações educativas. A metodologia utilizada neste ensaio encontra-se no campo da teoria crítica, tomando como aporte teórico a Filosofia da Educação, tendo como proposição investigativa a teoria psicanalítica. A nossa conclusão se refere diretamente ao elogio da escola como lugar para o exercício da realização da democracia, em que o aprender com o ensinar ocorrem numa relação de diálogo na plena igualdade em estar presente com o outro. Para tanto, os sujeitos que ali se encontram devem trabalhar para a realização da atividade educativa como lugar de transmissão de saberes, na construção do conhecimento como eixo central para o pleno funcionamento da escola, primordialmente, a possibilidade de estar com o outro. Essa experiência escolar de estar presente com o outro seria a possibilidade da realização da pertinência pedagógica do aprender com o ensinar como elemento que condiz plenamente com a qualidade na educação.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.