A influência da Covid-19 no surgimento da trombose

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Temas Correlatos: Saúde do Adulto e Idoso;

Acessos neste artigo: 198


Certificado de publicação:
Certificado de Carolina Oliveira Gomes
Certificado de Erika Coelho Paiva

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Carolina Oliveira Gomes , Erika Coelho Paiva , Maria Raquel De Carvalho Porto , Stephany Nestor Da Silva , Thiálita Rebeca Oliveira De Castro , Karla Roberta Mendonça De Melo Vieira

ABSTRACT
O COVID-19 é uma doença respiratória aguda que foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020 e tem-se observado um elevado quantitativo de pessoas desenvolvendo trombose venosa profunda no decorrer da doença. Estudos apontam que esse fator pode ter  sido ocasionado pelo uso profilático de heparina, essa situação ocorre principalmente em indivíduos alocados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Dessa forma, a presente revisão bibliográfica integrativa, tem como objetivo apontar as principais correlações entre o risco de desenvolver trombose e o COVID 19, utilizando as seguintes base de dados: Scientific Eletronic Library Online (SciELO) e PubMed, tendo como descritores “Covid 19” e “trombose”.  Devido a elevada incidência de trombose causada pela doença do vírus em questão, foi necessário avaliar os exames laboratoriais na identificação de marcadores trombóticos, a fim de evitar e também evidenciar os agravamentos que a trombose pode causar. Ademais, observou-se que os pacientes que possuem mais risco para o desenvolvimento da trombose, são aqueles com fatores de risco cardiovascular. Diante do exposto, se faz necessário o aprofundamento na discussão acerca da temática, para que assim futuramente se tenha mais pesquisas sobre o assunto a fim de intervir no tratamento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Erica Cristina Santos 21-10-2021 17:09:24

Trabalho relevante que aborda um tema relativamente novo e que ainda merece estudo científico com o objetivo de melhor abordagem e condutas efetivas na saúde da população acometida por tal agravo de saúde. 1- Sugiro que outros estudos possam abordar a associação do Covid-19 com eventos trombóticos a fim de proporcionar tratamento adequado a população. 2- Pacientes com diabetis mellitus, hipertensão arterial sistêmica e sedentários são mais susceptíveis a sofrerem complicações com o surgimento de eventos trombóticos como TVP?

Foto do Usuário Mylena Carolina Goncalves 21-10-2021 22:49:06

O trabalho apresenta um tema atual e extremamente relevante, super válido tudo que foi falado. Diante do que foi abordado, qual seria a indicação relacionadoda ao uso da heparina de baixo peso molecular ou não fracionada para profilaxia?

Foto do Usuário Anísio Bueno Galvani Quinette 25-10-2021 21:18:14

Ótimo trabalho, muito relevante no contexto atual já que aborda um dos diferentes impactos que o Covid-19 causou na população em geral.

Foto do Usuário Sara Da Conceição Cajazeira 28-10-2021 10:15:20

Parabéns pela escolha da temática. Assunto muito relevante!

Foto do Usuário Mylena De Souza Ribas 31-10-2021 10:17:15

Escolha do tema de suma importância, escrito com excelência, objetivo e de fácil compreensão. Demonstra que a infecção pelo vírus pode afetar tanto o sistema pulmonar quanto sistemas extrapulmonares e que devemos estar atentos as complicações.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.