artigos
Convibra Conference - Impacto da Pré-Eclâmpsia na Saúde da Mulher e no Surgimento de Doenças Cardiovasculares Após a Gestação.
Impacto da Pré-Eclâmpsia na Saúde da Mulher e no Surgimento de Doenças Cardiovasculares Após a Gestação.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Saúde da Mulher;

Acessos neste artigo: 11


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Sarah Vasconcelos Arruda , Fernanda Guerra Lucas , Hellen Cristina Almeida De Castro Alves , Elisa Marina Silva Araújo , Samuel Rios Teixeira

ABSTRACT
A Pré-Eclâmpsia (PE) é considerada um problema de saúde pública mundial que, em conjunto com as demais síndromes hipertensivas gestacionais, são responsáveis por cerca de 7% dos óbitos em gestantes no Brasil. Diante deste contexto, o objetivo desta pesquisa foi dimensionar o impacto da pré-eclâmpsia na saúde da mulher e no surgimento de doenças cardiovasculares após a gestação. Tratou-se de uma revisão narrativa da literatura, a partir de levantamento bibliográfico em bases de dados (Scielo, LILACS, BVS). Verificou-se que a PE é um grande fator de risco para doenças cardiovasculares, que pode também desencadear patologias como a Doença Renal Crônica, Diabetes Mellitus do tipo 2 e Hipercolesterolemia. Além disso, elucidou-se que essa síndrome exige maiores adaptações do organismo da gestante, as quais resultam em alterações nas funções coagulante, hepática, metabólica e cardiovascular e, também, em variações na morfologia cardíaca. 
 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.