artigos
Convibra Conference - Gestão da atividade de teleatendimento em saúde mental relato de experiência
Gestão da atividade de teleatendimento em saúde mental relato de experiência

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Saúde Mental;

Acessos neste artigo: 74


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Franciele Carolina Barbosa , Anna Patrícia Dos Santos Cunha , Juliana Lemos Rabelo , Adriana Ferreira Machado , Ingrid Augusta De Oliveira , Janaina Soares , Doane Martins Da Silva

ABSTRACT
O projeto de extensão “Gestão da atividade de teleatendimento em saúde mental” tem por objetivo contribuir com a gestão da atividade de teleatendimento de enfermagem aos usuários em situação de sofrimento mental e seus cuidadores/familiares, atendidos no Setor de Saúde Mental do Ambulatório Borges da Costa do HC/UFMG.
O projeto encontra-se em consonância com os princípios de Paulo Freire, ao construir, em conjunto com os usuários, práticas cuidativas que considerem os contextos social e histórias de vida dos sujeitos, com estímulo a autonomia e ao diálogo.
No contexto da pandemia de Covid-19, a “esperança” é necessária diante dos desafios em relação às incertezas e transformações. Na proposta Freuriana, o homem, movendo sua história pela esperança, em um tempo espaço de possibilidades, muda seu presente e fabrica seu futuro.
Nos teleatendimentos de enfermagem, os usuários participam ativamente da construção do seu cuidado, assegurando a autonomia acerca do modo de andar de sua própria vida.
As atividades do projeto estão sendo desenvolvidas remotamente, por plataformas virtuais, com levantamentos de usuários que receberão o teleatendimento, desenho de fluxos e gestão de informações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Alessandra P. Silva 19-10-2021 16:13:20

Parabenizo pelo trabalho. A pandemia trouxe o mundo digital para a realidade de todos. É uma felicidade saber que foi adotado pela Saúde Mental. Quais os desafios para capacitação via teleatendimento? Há retorno dos pacientes e familiares de forma sistematizada? Como o trabalho é avaliado?

Foto do Usuário Wanessa Debôrtoli De Miranda 22-10-2021 10:46:27

Tema atual e desafiador para o campo da saúde. Explorar os desafios e as potencialidades do teleatendimento, em especial para a saúde mental, é primordial no momento. Parabéns pela abordagem.

Foto do Usuário Thalita Farias Oliveira 22-10-2021 12:59:44

Muito interessante a descrição desse Projeto ancorado nos princípios propostos por Paulo Freire. Tema atual e muito pertinente. Parabéns aos autores!

Foto do Usuário Letícia Perígolo Jorge 25-10-2021 14:47:34

Parabéns pelo trabalho! Muito importante buscar alternativas para o cuidado em saúde mental num contexto de pandemia, utilizando o universo virtual como um aliado. Na FAMED - UFVJM, estamos organizando também, dentro da Psiquiatria, atividades de telematriciamento em Saúde Mental para as Unidades Básicas de Saúde do município, a fim de diminuir a sobrecarga da atenção secundária e de otimizar o fluxo de atendimentos dentro do SUS. Muito bom conhecer propostas que se dialogam, e perceber seus impactos positivos.

Foto do Usuário Mayara Pereira Da Silva 25-10-2021 21:34:02

Ótimo trabalho! O teleatendimento é uma realidade que veio para ficar e sem dúvidas os desafios sempre surgem, especialmente no âmbito da saúde mental. Seria interessante também saber a percepção desses usuários sobre essa experiência.

Foto do Usuário Adriana Braitt Lima 10-11-2021 13:05:23

Excelente proposta de estudo, apenas senti falta dos resultados levantados. Tem pertinência com a proposta de educação na formação.

Foto do Usuário Márcia Mello Costa De Liberal 15-11-2021 11:26:49

O teleatendimento é um desafio muito grande, principalmente, na área da saúde mental. O tema trazido é importante para suscitar ainda mais o debate sobre essa modalidade e como adequá-la às mais diferentes realidades.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.