artigos
Convibra Conference - GESTÃO PARTICIPATIVA: A INTERFACE DO APOIO GERENCIAL COM AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DE SC.
GESTÃO PARTICIPATIVA: A INTERFACE DO APOIO GERENCIAL COM AS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM UMA UNIDADE DE SAÚDE DO ESTADO DE SC.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Gestão de serviços de saúde;

Acessos neste artigo: 23


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Liz Fontenelle Bastos , Caroline Vogt , Ricardo Felix Lemser , Joice Fabiana Da Silva Stopassoli

ABSTRACT
A gestão ao apoiar as estratégias e métodos de promoção e educação em saúde, potencializa a atenção humanizada, integral, resolutiva tanto para seus colaboradores, quanto para os participantes. Desta maneira, entendendo a relevância da interface da gestão participativa e colaborativa com a educação, promoção em saúde e prevenção de doenças, a gerência de uma clínica de saúde em Santa Catarina, se manteve presente e incentivando nessas ações. Deste modo, objetivou relatar a importância da interface do apoio gerencial nas ações de educação e promoção em saúde em uma clínica de saúde do estado de Santa Catarina. Os critérios para apoiar as ações voltadas para promoção e educação em saúde para os colaboradores e participantes da Clínica foram a análise das propostas das ações e reuniões sobre processos de trabalho, tanto da gerência com os analistas de gestão, quanto com a equipe de saúde. Foram realizadas cerca de 5 ações de promoção e educação em saúde virtuais para os participantes e colaboradores, 9 ações de promoção e educação em saúde presenciais para os colaboradores e 3 reuniões de análise de processo de trabalho com as gerentes e analistas de gestão em saúde. Para as ações de saúde virtuais foi utilizado a ferramenta MICROSOFT TEAMS e as presenciais em uma sala ampla disponível na própria Clínica. A realização das atividades virtuais e presenciais, bem como as reuniões, continuam em andamento, uma vez que essas se fazem parte de um processo de trabalho contínuo e estratégico, que estimula os participantes e colaboradores ao autocuidado e ao conhecimento acerca das diversas temáticas de saúde. Dessa maneira, a gerência continua apoiando, participando e fortalecendo esses espaços de promoção e educação em saúde. Assim, pode-se dizer que a interface do apoio gerencial nessas atividades propicia o fortalecimento dessas ações, de um cuidado de saúde humanizado e de maior qualidade, estimulando a autonomia e uma aprendizagem singular para todos que participaram.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.