artigos
Convibra Conference - O peso dos tributos para o consumidor brasileiro: uma análise de duas realidades.
O peso dos tributos para o consumidor brasileiro: uma análise de duas realidades.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 137


Certificado de participação:
Certificado de Alice Nascimento Rocha Moura

Certificado de publicação:
Certificado de Alice Nascimento Rocha Moura

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Alice Nascimento Rocha Moura , Kauan Vinícius Soares De Araújo

ABSTRACT
RESUMO: Este artigo nasceu da profunda inquietação acerca do quanto se paga por produtos e serviços no Brasil, sob a percepção de um dos autores que se estabeleceu na Cidade do México –CDMX, desde 2012, tendo sido nascido e criado em solo brasileiro. O questionamento central paira sobre uma breve análise do sistema tributário brasileiro, num momento em que tanto se especula sobre sua reforma.   O objetivo deste trabalho foi analisar a tributação indireta ancorada pelo sistema tributário vigente, bem como a sua incidência, culminando no aumento dos preços de produtos e serviços por consequência dos impostos. Permitiu ainda, identificar sobre quem recai o ônus desses tributos e impostos, com destaque para o ICMS além das contribuições sociais PIS e COFINS. A pesquisa buscou demonstrar o impacto da elevada carga tributária sobre os preços e com consequente falta de acesso de parcela de consumidores aos produtos e serviços, inclusive essenciais, sem que esses tenham conhecimento dessa incidência embutida. O estudo comparativo proposto denotou quão prejudicial é a atual carga tributária de maneira aplicada, e a relevância de uma reforma consciente e justa que possibilite a população brasileira o acesso a bens e serviços e ao crescimento econômico do país. O estudo de natureza prática, de caráter descritivo e explicativo, delineia duas realidades tributárias distintas e promove a reflexão da possibilidade de uma prática tributária menos perversa e mais inclusiva, não tendo a intenção de quantificar, mas de compreender o objeto de estudo e suas consequências.

Palavras chaves: Receita Pública. Tributo. Imposto. Sistema tributário brasileiro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cesar Nildo Alves Lisboa Filho 19-10-2021 10:03:24

Ótimo tema, grande texto. Uma solução que considero ser a mais viável é uma reforma tributaria na qual se retire os impostos sobre consumo e os aplique sobre a renda, fazendo com que grandes milionários invistam suas rendas nas empresas fazendo com que tenhamos produção suficiente para suportar a demanda da população sem consequências na inflação.

Foto do Usuário Leandro Carvalho De Oliveira 01-11-2021 10:19:45

É de grande importância esse tipo de estudo pois muitas das vezes não temos noção do impacto que essas cargas tributarias causam no dia a dia da população, esse tipo de estudo também é importante pelo fato que se cria um debate de como é prejudicial e como a população é leiga no que se diz respeito a atual carga tributaria.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.