Liderança Situacional na Gestão do Setor Público Um Estudo de Caso Dentro de Uma Universidade Federal Brasileira

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: administração;

Acessos neste artigo: 403


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Anielly Dos Santos
Certificado de Vanessa Costa De Oliveira

Certificado de participação:
Certificado de Vanessa Costa De Oliveira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanessa Costa De Oliveira , Maria Anielly Dos Santos , Rebeca Martins Do Amaral , Ariele Da Silva Moreira Rodrigues Ferreira

ABSTRACT
Dentro da literatura, existem variadas discussões sobre a importância do papel do líder dentro das organizações no mercado de trabalho; isso porque o líder é um agente transformador, alguém capaz de impactar tanto sua própria realidade quanto a realidade dos outros, por meio do protagonismo e da direção. Este estudo tem como objetivo principal verificar como a liderança situacional facilita na gestão do setor público. Para atingir esse objetivo, reuniram-se bases teóricas e a pesquisa de campo abrangendo quatro líderes dos setores administrativos da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) do Instituto Multidisciplinar, no campus de Nova Iguaçu; sendo aplicado um questionário estruturado sobre os estilos de lideranças. Os resultados indicaram que os líderes dos setores administrativos são democráticos e avaliam a maturidade do subordinado no momento de dividir uma tarefa, constando como esses gestores aplicam a liderança no setor público com o foco na maturidade do liderado na
realização das tarefas. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Laíse Do Nascimento Silva 21-10-2021 11:20:15

Temática interessante. Os autores foram assertivos na escolha do campo de pesquisa. Sugeriria aprofundar melhor a conclusão, destacando limitações e de que forma o estudo pode avançar e contribuir para a literatura.

Foto do Usuário Américo Da Costa Ramos Filho 27-10-2021 17:06:37

Parabenizo aos autores pelo trabalho. Reforço a sugestão da Laíse. Pergunto ainda se a pesquisa foi realizada durante a Pandemia e, caso positivo, se houve alguma influência da mesma nos resultados.

Foto do Usuário Pablo Marlon Medeiros Da Silva 28-11-2021 11:41:04

Parabenizo as autoras pelo trabalho relevante! deixo como sugestões acrescentarem na introdução quais as contribuições do estudo pra ciência, Administração e organizações; atualizar mais o referencial teórico, pois contém inúmeras citações antigas; Não considero o trabalho de vocês como bilbiográfico, pois todo trabalho científico necessita de levantar o Estado da Arte de um determinado tema, tornando-se, assim, uma obviedade em qualquer pesquisa científica; também não considero os trabalhos como de tipologia exploratória, mas sim descritiva, e ainda consideraria a possibilidade de vocês colocarem como um estudo de caso, vem de pesquisa de campo. Quando a pesquisa foi realizada? quais técnicas de análise de dados empregadas no estudo?

Foto do Usuário Lilian Maia Pascoal 29-11-2021 22:32:03

Trabalho muito interessante e relevante para a área. Como sugestão para uma eventual submissão a periódico, recomenda-se a padronização das citações e referências das edições de alguns livros, como Bowditch e Buono (2002) e Bowditch e Antony (1999) e Vergara (2003) e (2005).

Foto do Usuário Lilian Maia Pascoal 29-11-2021 22:32:27

Trabalho muito interessante e relevante para a área. Como sugestão para uma eventual submissão a periódico, recomenda-se a padronização das citações e referências das edições de alguns livros, como Bowditch e Buono (2002) e Bowditch e Antony (1999) e Vergara (2003) e (2005).

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.