ANÁLISE GEOESTATÍSTICA DA DISTRIBUIÇÃO DA MALÁRIA NA ÁREA URBANA DE PORTO VELHO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Indicadores Sociais de saúde

Temas Correlatos: Economia da Saúde e Politicas Públicas da Saúde;

Acessos neste artigo: 395


Certificado de publicação:
Certificado de Josiane Rodrigues
Certificado de Josiane Rodrigues

Certificado de participação:
Certificado de Josiane Rodrigues

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Josiane Rodrigues

ABSTRACT
A malária é a protozoose de maior impacto no mundo, colocando em risco em torno de 40% de toda a população mundial, em mais de 100 países, caracterizando-se por se desenvolver em regiões tropicais e subtropicais, especialmente em nações em desenvolvimento ou subdesenvolvidas. No Brasil, 99% dos casos se concentram na Amazônia Legal, sendo que o estado de Rondônia se caracteriza como uma região puramente endêmica, dadas as condições ambientais propícias ao desenvolvimento do vetor transmissor da malária. A capital do estado, Porto Velho, também apresenta alta endemicidade de malária, e desempenha um papel importante na disseminação do parasita. Dessa forma, o estudo do comportamento espacial da doença na região é de fundamental importância, pois constitui importante instrumento de apoio ao planejamento e ações contra a proliferação da doença. Assim, o presente estudo tem como objetivo estimar as áreas de risco para a ocorrência da malária na área urbana de Porto Velho, Rondônia, utilizando para isso ferramentas de geoestatística. Com isso, pretende-se auxiliar na detecção de áreas de risco da cidade, subsidiando assim ações de saúde pública na região.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marjorie Ester Dias Maciel 23-10-2021 17:57:22

O trabalho foi bem escrito , porém gostaria de saber porque o ano escolhido para fazer a análise da distribuição foi 2000 ? Já se passaram 21 anos e portanto , apesar o método ser adequado esses dados podem não refletir mais a realidade atual dos bairros da cidade.

Foto do Usuário Eliane Vieira Lacerda Almeida 11-11-2021 14:24:56

Abordagem de extrema relevância! Parabéns! Muito bom!

Foto do Usuário José Aparecido Bellucci Júnior 17-11-2021 15:01:44

Trabalho com redação ótima é boa disposição das idéis. Parabens

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.