Telemonitoramento de Enfermagem em Saúde Mental de Idosos Durante a Pandemia de Covid-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Saúde Mental;

Acessos neste artigo: 366


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adriana Ferreira Machado , Anna Patrícia Dos Santos Cunha , Juliana Lemos Rabelo , Franciele Carolina Barbosa , Ingrid Augusta De Oliveira , Doane Martins Da Silva , Janaina Soares

ABSTRACT
Introdução: A pandemia de Covid-19 se tornou um desafio global aos sistemas de saúde com a velocidade da propagação do vírus e a necessidade de intervenções aos pacientes com quadros críticos. Diante disso os serviços de saúde e os profissionais envolvidos nos cuidados precisaram construir um novo perfil de atendimento aos pacientes, utilizando para tal as tecnologias de comunicação e informação (TICs). Nesse contexto, evidências têm mostrado que o uso da telenfermagem pode trazer benefícios como o acesso ao serviço de forma remota, a garantia do atendimento e assistência de qualidade, a redução do risco de exposição e dos custos de deslocamento. Método:Trata-se de um relato de experiência das ações desenvolvidas no Projeto de Extensão “Telemonitoramento de enfermagem em saúde mental e enfrentamento a pandemia de Covid-19”, que visa desenvolver e implementar o teleatendimento e o telemonitoramento de enfermagem no cuidado em saúde mental com a aplicação de protocolo de atendimento e rastreamento de sinais e sintomas e orientação em saúde para os pacientes e cuidadores/familiares atendidos no setor de Saúde Mental do Ambulatório Borges da Costa do HC/UFMG. Resultados: o desenvolvimento das ações iniciou-se em julho de 2020 e está em andamento, com projeção de realização de contato com todos os pacientes. Foram realizadas até o momento um total de 75 teleconsultas com os pacientes idosos do setor de saúde mental do ambulatório. Verificou-se que ocorreu um caso de desestabilização com quadro de mania e sintomas psicóticos e quatro óbitos relacionados ao diagnóstico da Covid-19. Considerações finais: O contexto atual de pandemia da Covid-19 e o isolamento social trouxeram consequências indiscutíveis para a saúde mental das pessoas. Pensando nisso, as teleconsultas de enfermagem se mostraram fundamentais enquanto ações estratégicas e inovadoras de prestação do cuidado e assistência em Enfermagem de forma remota a pacientes idosos com transtornos mentais. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gislayne Garcia Gomes Fagundes 28-10-2021 16:02:21

Parabéns pela relevância do tema abordado. A pandemia de Covid-19 como mencionado no artigo exigiu uma resposta rápida dos serviços de saúde e acabou por criar um novo perfil de atendimento aos pacientes: A teleenfermagem . Há alguns trabalhos que apontam que apesar da difusão da tecnologia e do uso de diferentes recursos para superar barreiras de tempo e distância, o enfermeiro para uma melhor efetividade do cuidado adequado precisa receber formação específica a fim de desenvolver competências e habilidades comunicacionais.

Foto do Usuário Thaís Ostroski Olsson 02-11-2021 18:43:13

Parabéns pelo trabalho! A temática escolhida pelo grupo é de extrema relevância no atual contexto mundial. Tendo em vista as formas de transmissão do coronavírus e considerando que os idosos fazem parte do grupo de risco para esta doença, as estratégias de remodelação nas formas de atendimento e prestação de cuidado a essas pessoas são essenciais. O trabalho trouxe importantes resultados que podem fortalecer a continuidade de ações de telenfermagem.

Foto do Usuário Helena Louzada Hell 03-11-2021 15:03:55

Parabéns pelo artigo! Em vista ao que vivemos atualmente quanto à pandemia do COVID-19, este trabalho traz suma importância à qualidade de vida dos pacientes da enfermagem.

Foto do Usuário Lorraine Alves De Souza Santos 05-11-2021 12:01:54

Importante abordagem, conhecer melhor essas vivências traz bons frutos na prática laboral. Parabéns

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.