Desafios e Contribuições do Planejamento Estratégico: Um Estudo de Caso em Duas Cooperativas de Crédito do Estado de Minas Gerais

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Acessos neste artigo: 212


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marina De Almeida Cruz , Reynaldo Maia Muniz , Ana Paula Rabelo Rangel

ABSTRACT
Comum no âmbito da administração, o planejamento estratégico surgiu em meados da década de 1950, por meio das metodologias de planejamento propostas pelo professor Igor Ansoff. Foi muito utilizado nas décadas de 1960 e 1970 como uma ferramenta de gestão estratégica, porém, ao longo dos anos de 1980, entrou em declínio, sendo duramente questionado quanto à sua aplicabilidade e eficiência em atuar em ambientes cujas mudanças ocorrem de forma cada vez mais rápidas e intensas. Partindo dessas asserções, o presente artigo busca analisar os desafios e as possibilidades do planejamento estratégico em duas cooperativas de crédito de Minas Gerais, sob a percepção de seus gestores. A metodologia utilizada neste estudo consiste em uma abordagem qualitativa descritiva. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que, o planejamento estratégico em cooperativas de crédito ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. No entanto, infere-se ainda que mesmo apresentando certa deficiência, o planejamento estratégico tem sido um importante instrumento de gestão estratégica para as cooperativas de crédito, direcionando e impulsionando a tomada de decisões.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Yákara Vasconcelos Pereira 29-10-2021 15:55:03

Parabéns pela pesquisa. Com o propósito de aprimorar o texto, sugiro ampliar a discussão dos resultados com mais fundamentação teórica (no item 4 ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS RESULTADOS).

Foto do Usuário Michelle De Oliveira Santos 05-11-2021 16:30:56

Parabéns pelo trabalho! Fazer com que toda a empresa trabalhe em conjunto não é uma tarefa fácil. No entanto, é isso que fará com que um planejamento estratégico saia do papel e se transforme em valiosos diferenciais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.