artigos
Convibra Conference - Estudo de Casos Múltiplos: as Inovações em Short Food Supply Chains (SFSCs) de Cafés Especiais e Seus Impactos na Sustentabilidade Ambiental
Estudo de Casos Múltiplos: as Inovações em Short Food Supply Chains (SFSCs) de Cafés Especiais e Seus Impactos na Sustentabilidade Ambiental

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agronegócios

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 118


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Amanda Dos Santos Negreti Campos , Giuliana Aparecida Santini Pigatto , Renato Dias Baptista , Timóteo Ramos Queiroz

ABSTRACT
A inovação da organização demonstra a sua importância para a sobrevivência no mercado. A relação entre inovação e vantagem competitiva é a organização apresentar diferenciação e valor em produtos/serviços. O café, mais conhecido como produto commodities, estimula o interesse dos agricultores em agregarem valor a esse bem como incremento à lucratividade. Uma das formas de adição de valor pode ser viabilizada em Short Food Supply Chains, valorizando processos produtivos, origem e aspectos de sustentabilidade ambiental. Este artigo buscou analisar as inovações realizadas pelos produtores de cafés especiais de Garça/SP, ao atuarem em SFSC e os impactos em sua produção ambientalmente sustentável. Como método, a pesquisa é exploratória, de abordagem qualitativa, utilizou-se a análise documental e estudo de caso múltiplo. A análise de dados foi estatística descritiva e teste Exato de Fisher, em identificar a integração entre as variáveis de inovação, com o uso adaptado do Manual de Oslo e as variáveis de sustentabilidade ambiental, de acordo com estudos de SFSC e sustentabilidade. Como principais resultados, os fatores culturais, em um contexto de seus próprios sistemas proporcionaram soluções inovadoras para o desenvolvimento local. Dentre as principais inovações identificadas, ao se inserirem em SFSCs, foram habilidades de comercialização e processos técnicos desde a colheita mais seletiva, a aquisição de novos tipos de maquinários para o processamento e embalo do produto, não comprometendo a qualidade da bebida. Embora haja esforços entre os agricultores ao compartilharem informações sobre mudanças de comportamentos, visando o meio ambiente, o teste estatístico confirmou que ainda há maior preocupação dos agricultores com a agregação de valor no produto, a fim de ganhos econômicos, sobressaindo-se às motivações relacionadas à sustentabilidade ambiental. Assim, o teste estatístico não identificou integração entre as variáveis de inovações e de sustentabilidade ambiental.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Yákara Vasconcelos Pereira 29-10-2021 15:52:12

Parabéns pelo artigo. Apenas gostaria de sugerir a inclusão de critérios para selecionar o setor de cafés especiais (na seção de metodologia).

Foto do Usuário Marco Antonio De Lorenzo 01-11-2021 19:11:34

Nota-se que não há um item específico para o referencial teórico. Ele foi incluído junto ao item 3 (apresentação dos resultados)? Vocês têm alguma referência bibliográfica que sugere esta configuração?

Foto do Usuário Ana Paula Dos Santos 05-11-2021 23:19:16

Parabéns pelo trabalho! Muito importante ter estudos que valorizem o agronegócio e que expõem dados tão relevantes a um produto que é tão importante para a economia, ainda mais trazendo para um viés de sustentabilidade, falando da origem do alimento e a sua qualidade, bem como, a relação com agentes de negócios envoltos em ambientes do Agronegócio. O consumidor final de café virou nos dias de hoje um grande apreciador, aquele que quer vivenciar uma experiência degustativa e sensorial e por isso que entender sobre as certificações, selos de qualidade, faz com que o produto final ganhe valor agregado.

Foto do Usuário Gilson Irineu De Oliveira Junior 01-12-2021 17:45:10

Trabalho interessante e de relevância para o seguimento abordado, em especial quando se tem o Guia Alimentar para a População Brasileira do Ministério da Saúde (2014), valorizando aspectos de alimentos em sua cadeia produtiva na perspetiva da sustentabilidade e alimentação saudável.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.