artigos
Convibra Conference - Dilemas éticos no cuidado de puérperas com HIV: percepção de enfermeiras
Dilemas éticos no cuidado de puérperas com HIV: percepção de enfermeiras

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 18


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Maryana Carneiro De Queiroz Ferreira , Marluce Alves Nunes Oliveira , Elaine Guedes Fontoura , Tayara De Oliveira Vitoria , Lorraine Alves De Souza Santos , Keccya Dos Santos Nunes Gonçalves , Anna Carolina Oliveira Cohim Silva , Raygleise Dos Santos Borges , Stelman Teixeira Moreira Dos Santos , Eunice Gabriela De Oliveira Araújo , Alberto Bispo De Santana

ABSTRACT
O objetivo deste estudo é analisar a percepção das enfermeiras sobre dilemas éticos no cuidado da puérperas portadoras de HIV e identificar os dilemas éticos vivenciados no cuidado de puérperas portadoras de HIV. Consiste em um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa realizada em instituição hospitalar pública especializada em saúde da mulher, do interior da Bahia. Contou com a participação de 08 enfermeiras que atuam na assistência de mulheres no puerpério, sendo utilizada uma entrevista semiestruturada para coleta de dados. Para análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo proposta por Bardin. Nos resultados foram encontradas três categorias: Dilemas éticos na percepção das enfermeiras, onde foi possível perceber que as mesmas não tem conhecimento da definição de dilemas éticos; Dilemas éticos vivenciados pelas enfermeiras no cuidado da puérpera com HIV, que estavam relacionados principalmente ao preconceito sofrido por tais puérperas e a exposição da puérpera na enfermaria; e Prevenção de dilemas éticos no cuidado da puérpera com HIV, que para as enfermeiras, as principais formas de prevenir que os dilemas éticos ocorram é por meio da comunicação entre profissionais de saúde, prestação de uma assistência humana, ética e integral e através das orientações prestadas a puérpera e seus acompanhantes. Em síntese, os resultados deste estudo demonstram que as enfermeiras vivenciam dilemas éticos ao cuidar de puérperas com HIV, mesmo não tendo a percepção sobre os dilemas éticos de forma clara, além disso, também demonstraram boas formas de prevenir que os dilemas éticos ocorram na prática profissional.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.