artigos
Convibra Conference - Critérios Utilizados Para Formação do Preço de Venda em Um Comércio Varejista
Critérios Utilizados Para Formação do Preço de Venda em Um Comércio Varejista

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 98


Certificado de publicação:
Certificado de David Nogueira Silva Marzzoni

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

David Nogueira Silva Marzzoni , Eliene Santos De Souza , Laize Almeida De Oliveira

ABSTRACT
O presente trabalho tem por tema critérios utilizados para formação do preço de venda dos microempreendedores individuais do comércio varejista da cidade de Rondon do Pará/PA. Diante disso o objetivo é identificar os critérios que os microempreendedores individuais do comércio varejista da cidade de Rondon do Pará/PA, utilizam para auxílio da formação do preço de venda. Com implantação da Lei Complementar nº 128 de 19 de dezembro de 2008, o governo passou a oferecer melhores benefícios e incentivos fiscais e tributários, incentivando assim essa categoria de empresário e o mercado de trabalho, pois empreendedores que antes atuavam na informalidade buscaram formalização. A pesquisa é de caráter exploratório e descritivo, questão problema de forma quantitativo, realizando-se a pesquisa com 10 (dez) empresários, aplicando-se questionários e posteriormente os dados foram discriminados em quadros. Nota-se a importância dos gastos pela maioria, assim como levam a qualidade do produto em consideração, pois melhores produtos tendem a gerar mais custos, por outro lado constatou-se que a maioria dos empreendedores possui escolaridade baixa e atuam há pouco tempo no mercado. Percebe-se que não possuem nenhuma orientação sobre o assunto, assim todos eles utilizam algum tipo de cálculo de preço, mas que esse método é deficiente e rudimentar, uma vez que não contempla a empresa no todo, sendo utilizado um conjunto de critérios visando uma harmonia com todas as características que julgam essenciais, procurando atender as suas expectativas. Nesse sentido entende-se que essa categoria necessita de auxílio para gestão do seu empreendimento.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Edson Rodrigo De Almeida 20-10-2021 10:31:40

Realmente a gestão ainda é um fator muito complicado e desafiador para o pequeno empresário. Entender os benefícios e habilita-los para o uso das informações contábeis para gerir seus negócios e principalmente para ter mais segurança na determinação do preço de venda é um dos principais pilares a serem trabalhados no Brasil. Parabéns aos autores!

Foto do Usuário Dayana Da Silva 26-10-2021 16:41:45

Infelizmente os pequenos empreendores acabam administrando seu negócio com pouco conhecimento e experiência. Esse fator contribui para o grande número de empresa que fecham todos os anos.

Foto do Usuário Vanderlei Ferreira De Sena 28-10-2021 20:36:26

Parabéns pelo trabalho!!! Após quase 15 anos da criação do MEI, temos já alguns milhões de CNPJ nessa categoria. Por um lado, foi muito positivo ao tirar muitos pequenos empreendedores da informalidade. Mas por outro lado, infelizmente, também é utilizado como manobra por algumas empresas para não contratar o trabalhador CLT. O trabalho está muito bem escrito e fundamentado.

Foto do Usuário Gustavo Luna De Melo Jorge 01-11-2021 18:35:03

Interessante caráter de fomento à Responsabilidade Social. O recorte apresentado acredito poder ser replicável a nível Brasil, pois os critérios de coleta são gerais. Acredito que o tamanho da amostra é um ponto sensível do trabalho, logo sugiro continuar a pesquisa com os empreendedores.

Foto do Usuário Katharine Valeriano Ferreira Lima 23-11-2021 11:36:45

De enorme importância o assunto abordado. O apoio consultivo para uma melhor precificação tem se tornado cada dia mais essencial para supri as lacunas muito bem descritas no artigo. Parabéns aos autores pelo excelente trabalho!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.