artigos
Convibra Conference - ENCONTRO VIRTUAL DE SAÚDE: UTILIZAÇÃO DE LIVES COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19
ENCONTRO VIRTUAL DE SAÚDE: UTILIZAÇÃO DE LIVES COMO FERRAMENTA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE DURANTE A PANDEMIA PELA COVID-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde

Temas Correlatos: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação;

Acessos neste artigo: 141


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Liz Fontenelle Bastos

ABSTRACT
Diante ao cenário do COVID-19, estratégias foram recomendadas para proteção da coletividade e redução da velocidade de contágio, o isolamento social e a quarentena foram uma das medidas adotadas. Assim, entendendo que educação em saúde transcende o espaço físico, as práticas de promoção em Saúde puderam adotar a novas modalidades. Um exemplo disso, foi o planejamento e execução dos Encontros Virtuais de Saúde, que traziam em cada encontro temáticas e práticas de fortalecimento, promoção, prevenção e recuperação à saúde. Deste modo, objetivou relatar a experiência exitosa das potencialidades e benefícios da promoção, prevenção da saúde, no âmbito da Atenção Primaria a Saúde (APS) através das Lives para os participantes, bem como os colaboradores de uma Clínica de Saúde em Santa Catarina, em tempos de COVID-19.Os encontros virtuais em saúde foram realizados uma vez no mês, no período de abril até julho de 2021, através da Plataforma TEAMS, permitindo momentos de trocas de saberes e conhecimentos e um espaço de diálogo e ativação do autocuidado. Para isso a Clínica de Saúde convidou alguns profissionais parceiros para trazerem dicas e orientações voltadas a promoção da saúde, nas diferentes áreas e perspectivas da saúde. A utilização das lives como ferramenta de compartilhamento de conhecimento, educação, promoção e prevenção em saúde teve grandes alcances, inclusive no primeiro Encontro Virtual de Saúde, contou com a presença de 63 participantes, um quantitativo bastante importante ao comparar aos eventos do segundo semestre de 2020. Assim, a disseminação de conhecimento e informações em saúde através das lives, contribuiu para promoção de saúde dos participantes e colaboradores de uma Clínica de Saúde de Santa Catarina, além de favorecer o autocuidado e informações para prevenção em saúde.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cecília Neta Alves Pegado Gomes 19-10-2021 19:57:51

Não ficou claro para mim como foi mensurado o êxito da estratégia.

Foto do Usuário Gabriel De Jesus Oliveira Fonseca 24-10-2021 10:00:54

Bacana o trabalho! Ainda que uma alternativa, as lives são desafiadoras. Quais os temas abordados em cada live?

Foto do Usuário Evelyne Florido Lobato Cavalcante 24-10-2021 18:36:53

O compartilhamento de conhecimentos por meio de ferramentas digitais teve grande expansão neste período de pandemia de Covid-19. É importante trazer estudos que visibilizem práticas exitosas e seus objetivos, trazendo estratégias que fortaleçam a educação permanente em saúde e deem continuidade a essas práticas e ao seu alcance por meio virtual.

O uso das novas tecnologias para ações de educação em saúde aumentou expressivamente após o início da pandemia da COVID-19, trazendo relevância para este estudo. Gostaria de saber como os encontros foram divulgados e se há alguma caracterização dos participantes, principalmente em relação ao acesso à internet.

Foto do Usuário Viviane Goveia Christino 25-10-2021 19:29:32

O uso de mídias sociais foram essenciais como estratégia de educação em saúde nesse contexto de pandemia. Muito interessante o trabalho de vocês ! Parabéns!

Foto do Usuário Lucas Iago Moura Da Silva 01-11-2021 13:13:50

Importante alternativa em tempos pandêmicos. Gostaria de saber quem foram os participantes e quem são os colaboradores que assistiram essas lives. Contudo, é necessário se pensar esses espaços onde a comunicação dialógica seja predominante, e que leve em consideração os diferentes contextos sociais.

Foto do Usuário Giovanna Caroline Barbosa Farias 01-11-2021 13:26:58

Parabéns pelo trabalho! O uso da tecnologia durante a pandemia foi crucial para que, mesmo em situação de isolamento, pudessem ser compartilhadas informações para a promoção da saúde. As lives, como abordadas no artigo, chamam atenção, pois há uma participação e interação ao vivo. Isso fez com que houvesse um maior destaque nesse período pandêmico, por ser um recurso mais diversificado, à medida em que há uma troca instantânea. Os pontos abordados foram de grande relevância, porém ficaria um pouco mais interessante se as temáticas das lives fossem referenciadas, pois deixou os leitores curiosos.

Foto do Usuário Maria Tereza Ramos Bahia 04-11-2021 16:56:29

Trabalho relevante diante do momento vivenciado por todos. Uma estratégia que nos tira da nossa zona de conforto de nos reinventar. Não ficou claro sobre o N dos clientes, onde 63 participaram? Como foi a escolha da temática abordada? Parabéns pela iniciativa da educação em saúde fundamental para nos tornar ativos em nosso de vida.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.