USO DAS REDES SOCIAIS DIGITAIS NO PROCESSO DECISÓRIO DE COMPRA: UM ESTUDO COM CONSUMIDORES UNIVERSITÁRIOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Marketing;

Acessos neste artigo: 441


Certificado de publicação:
Certificado de Suzana Virgínia Da Costa Regis

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Arthur Nathanael Nogueira Fernandes , Agostinha Mafalda Barra De Oliveira , Aline Francilurdes Nery Do Vale , Suzana Virgínia Da Costa Regis , Suely Xavier Dos Santos

ABSTRACT
Este artigo tem como objetivo analisar o uso das redes sociais digitais no processo de decisão de compra do consumidor universitário de uma universidade federal localizada no interior do nordeste brasileiro. Para tanto, foi aplicado um questionário com 578 discentes dessa universidade. O estudo traça o perfil do consumidor universitário e confronta esse perfil com o uso e a frequência de uso das redes sociais nas etapas do processo decisório de compra; além disso, lista as redes sociais digitais mais utilizadas pelos universitários nas etapas de seus processos decisórios de compra. Os achados deste estudo confirmam parcialmente a hipótese de que o uso e a frequência de uso das redes sociais digitais em um processo decisório de compra estão associados com a variável gênero; mas negam sua associação com as variáveis faixa etária, estado civil e renda familiar. Além disto, enfatizam a necessidade de as organizações darem uma maior atenção para as informações sobre existência, funcionalidade e benefícios dos bens e/ou serviços que são disponibilizadas nas redes sociais digitais. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Rodrigues Ferreira 21-10-2021 10:35:36

Muito bom o trabalho, poderia ter citar Simon como referencia no processo decisório de compra.

Foto do Usuário Zaila Maria De Oliveira 25-10-2021 18:14:45

No contexto atual não tem como não complementar a questão da pesquisa, e quem sabe estender o estudo para saber que diferenças ocorreram na utilização das redes sociais digitais nas diferentes etapas do processo decisório de compra dos consumidores universitários?

Foto do Usuário Allan Augusto Platt 01-11-2021 18:06:59

• Parabéns pelo excelente trabalho! Bem estruturado, com identificação das lacunas nas pesquisas, bom referencial teórico e hipóteses a serem testadas. Metodologia e resultados bem apresentados. Conforme colocado, concordo que os resultados diferem das constatações de outros trabalhos devido a amostra pertencer exclusivamente ao público universitário e de apenas uma universidade. Creio que expandindo esta amostra para a cidade/região, os resultados tendem a se aproximar das constatações dos autores citados. • Vi apenas duas correções a serem realizadas: 1. ... o pelo fato de que o público jovem tem maior facilidade de aprendizagem das novas tecnológicas e por isso,... 2. (Laxer & Cymrot, 2019: Limeira, 2016). • Parabéns aos autores novamente!

Foto do Usuário Julia De Araujo Miranda 09-11-2021 19:44:20

Pesquisa muito Bem elaborada e desenvolvida e o métodos utilizado foi bem explorado e aplicado. Percebe-se que as redes sociais acabam tendo uma influencia muito grande no processo decisório de compra, dos universitários. Principalmente nas gerações mais novas ( jovens até seus 24 ou 25 anos), que tendem a fazer muita pesquisa por meio das redes sociais e a seguir dicas e conselhos dos Influencers digitais que trabalham com conteúdo voltado ao consumo desse público.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.