A EVIDENCIAÇÃO DO ATIVO IMOBILIZADO NAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS E ASPECTOS DO CPC 27

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 427


Certificado de participação:
Certificado de Altino Da Silva Dias

Certificado de publicação:
Certificado de Altino Da Silva Dias

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Altino Da Silva Dias

ABSTRACT
Este estudo teve o objetivo de analisar a evidenciação dada pelas empresas sobre o Ativo Imobilizado na publicação das Demonstrações Contábeis, após o impacto causado pela adoção das IFRS - International Financial Reporting Standards de forma a demonstrar as condições em que o Ativo Imobilizado é utilizado na apuração do retorno do capital investido e na qualidade das informações oferecidas aos investidores  sobre os recursos aplicados. Dentre os autores pesquisados para a constituição conceitual deste trabalho, destacaram-se José Carlos Marion (2013), Paulo Schmidt (2009), Wilson Alberto Zappa Hoog (2017), Eliseu Martins (2016) e Sérgio de Iudícibus (2010). A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva quantitativa, tendo como coleta de dados o levantamento bibliográfico e a publicação das demonstrações contábeis por meio eletrônico e mídia impressa. As conclusões mais relevantes são inerentes ao grau de controle na gestão do ativo imobilizado, em relação às estimativas aplicáveis aos elementos patrimoniais fixos, bem como a evidenciação em notas explicativas consideradas na maioria dos casos insuficientes para atender aos usuários da informação contábil.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adélia Marina De Campos Cursino 19-10-2021 22:13:27

Um tema muito relevante quando se trata de valores que impactam o resultado organizacional. A amostra é significativa e os dados estão devidamente analisados. Sugere-se realizar a pesquisa com dados de empresas de um segmento listadas na B3 ou mais de um segmento e comparar os resultados obtidos. Parabéns pelo trabalho e parabéns pela aprovação no congresso!

Foto do Usuário William Aparecido Maciel Da Silva 29-10-2021 14:55:34

Parabéns pelo trabalho! Debato: Para empresas que não possuem uma estrutura como as empresas de capital aberto, e em muitos caso tercerizam sua contabilidade. Como contribuir para uma melhor evidenciação da informação contábil do ativo imobilizado?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.