artigos
Convibra Conference - GESTÃO E POSICIONAMENTO DE MARCAS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR MÉDICO-HOSPITALAR-ODONTOLÓGICO
GESTÃO E POSICIONAMENTO DE MARCAS: UM ESTUDO DE CASO NO SETOR MÉDICO-HOSPITALAR-ODONTOLÓGICO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Posicionamento;

Acessos neste artigo: 91


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Fernando Lara Akiyama , Gustavo Barbieri Lima , Sheila Farias Alves Garcia , Lesley Carina Do Lago Attadia Galli

ABSTRACT
O objetivo geral da presente pesquisa é investigar de que forma a empresa ALPHA (setor médico-hospitalar-odontológico) gerencia estrategicamente e posiciona suas marcas no mercado nacional, visando criar uma imagem positiva e favorável da empresa, assim como para obter vantagem competitiva no mercado em que atua. Utilizou-se o método de estudo de caso para se analisar a empresa ALPHA, considerada a maior empresa de medicina diagnóstica do Brasil e da América Latina. Os principais resultados apontam que: (a) Os grandes diferenciais competitivos, utilizados no posicionamento da marca ALPHA são: oferecer o maior corpo clínico em genética do Brasil e atuar com infra-estrutura e equipamentos mais modernos do mercado, ampliando a capacidade produtiva, garantindo alto padrão de qualidade e reprodução de exames com precisão; (b) Como ferramentas de comunicação a ALPHA utiliza: propaganda (televisão, rádio, revista, jornal, internet, cartaz luminoso, display, catálogos e folhetos), promoção de venda (brindes, adesivos, descontos especiais), etc.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Maria José Santana De Oliveira 27-10-2021 10:45:58

Muito interessante a temática, a forma como é direcionado o marketing para cada tipo de público é uma estratégia muito bem estruturada. É apresentado de forma muito clara, os resultados encontrados.

Foto do Usuário Mariana Lopes Ribeiro De Carvalho 03-11-2021 11:21:56

Achei interessante como trouxeram a visão do setor hospitalar dentro da vertente do Marketing, com um embasamento teórico muito bom. Com relação aos resultados da pesquisa, achei interessante como a empresa desenvolveu estratégias de Marketing de acordo com cada público de interesse. Por outro lado, senti que faltou um pouco da demonstração das ferramentas de comunicação da Alpha, como por exemplo, imagens dos catálogos, folhetos e até mesmo das propagandas. A ideia dos quadros é muito boa porque fica autoexplicativo e sucinto, porém as imagens traz mais aproximação e familiaridade com o assunto.

Foto do Usuário Adriana Queiroz Silva 25-11-2021 11:20:46

Sabe-se das dificuldades de uma empresa aceitar ser objeto de estudo científico. No caso da empresa Alpha, quais dificuldades enfrentadas pelos pesquisadores para que a empresa abrisse suas informações? Considerando a pesquisa ser considerada um estudo de caso que demanda um excaustivo as informações. Sendo que quanto maior a empresa, maior a dificuldade de se conseguir que a empresa abra suas portas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.